A Xiaomi, através da sua submarca Redmi, acaba de anunciar a sua mais recente novidade. Segundo avança o site XiaomiAdictos, é o Redmi Monitor G27U, um novo monitor gaming de 27 polegadas que chega ao mercado com uma característica muito invulgar e extremamente apelativa.
Tem a capacidade de funcionar em dois modos distintos. Ou desfrutas de uma resolução 4K a uns fluidos 160Hz, ou então, para o máximo desempenho, podes baixar para 1080p e atingir uns impressionantes 320Hz de taxa de atualização. O preço de lançamento na China é de apenas 1999 yuan (cerca de 248 euros), e há uma forte expectativa de que chegue também ao mercado global.
Os destaques do Redmi Monitor G27U
O grande destaque deste Redmi Monitor G27U é, sem dúvida, esta dualidade. Para quem valoriza a definição de imagem, seja para jogos single-player com gráficos de topo ou para trabalho criativo, tens a resolução nativa 4K (3840x2160) a funcionar a uns muito respeitáveis 160Hz.
Mas se és um aficionado de eSports e jogos FPS onde cada milissegundo e cada frame contam para a vitória, podes ativar um "modo competitivo" que ajusta a resolução para 1080p (Full HD). E permite que a taxa de atualização dispare para os 320Hz. Para complementar esta vocação gaming, o monitor tem um tempo de resposta rápido de 1ms GTG.
Esse tempo de resposta ajuda a reduzir o arrastamento da imagem, e suporta a tecnologia Adaptive Sync para eliminar o screen tearing e proporcionar uma experiência mais suave. Conta ainda com certificação HDR400. A Redmi parece ter dotado este G27U com características que o tornam também interessante para quem trabalha com imagem.
O painel tem uma cobertura de 100% da gama de cores sRGB e 95% do espaço DCI-P3, suporta profundidade de cor de 10 bits (1.07 mil milhões de cores) e vem com uma calibração de fábrica que garante uma precisão de cor com ΔE < 2, um valor considerado de nível profissional.
Gaming, mas minimalista
No que toca ao design, o monitor segue a linha minimalista habitual da Xiaomi e Redmi, sem as luzes RGB que muitos outros monitores gaming ostentam na traseira. O suporte é totalmente ajustável, permitindo regular a altura, inclinação, rotação lateral e até colocar o ecrã numa orientação vertical. A conectividade também está em bom plano, com duas portas DisplayPort 2.1 e duas portas HDMI 2.1.
O novo Redmi Monitor G27U já se encontra à venda no mercado chinês pelo preço referido de 1999 yuan (aproximadamente 248 euros em conversão direta). É esperado que este monitor chegue "muito em breve" ao mercado global.