Dias depois de anunciar um novo monitor gaming que deverá mesmo chegar a Portugal, a Xiaomi apresentou um sneak peek de outro monitor, o 2K A27Qi 2026, que sucede o popular modelo 2K A27Qi, que está à venda no nosso país por 136 euros.
Portanto, seguindo a lógica do seu antecessor, também este novo modelo deverá chegar a Portugal. Um dado que dá força a essa perspectiva é que o equipamento, que promete melhorias significativas em contraste, precisão de cor e fluidez de imagem, já está listado no site global da gigante chinesa.
O modelo original 2K A27Qi estreou na Europa em abril de 2025 com um painel IPS de 27 polegadas, resolução de 1440p e taxa de atualização de 100 Hz. O novo 2K A27Qi 2026 mantém a resolução de 1440p e tempo de resposta de 6 ms, mas eleva a experiência com melhorias visíveis.
O que muda?
No que toca à precisão de cor, passa a ter nível profissional, sendo as diferenças mais notórias quando em trabalhos de edição de imagem. Além disso, o monitor oferece 100% de cobertura sRGB (padrão de cores usado sobretudo em monitores) e e 95% do espaço DCI-P3 (usado sobretudo em cinema digital, filmes e conteúdos HDR), o que significa que consegue mostrar cores mais vibrantes e saturadas, equiparando-se a uma produção profissional.
Destaque também para uma grande melhoria no contraste: 33% superior, atingindo 1.300:1, com visuais mais definidos em cenas claras e escuras. A taxa de atualização passa para 120 Hz, sendo assim 25% mais rápida que o modelo anterior, ideal para multitarefa fluida e transições suaves.
O monitor inclui suportes ajustáveis e compatíveis com parede VESA 75 x 75 mm, além de portas DisplayPort 1.4 e HDMI 2.0. Apesar de não haver confirmação oficial de preço, o modelo deve seguir o padrão do anterior, sendo expectável que ronde os 160 euros.
