Rumores sobre o novo modelo de IA da OpenAI com o nome de código “Strawberry” têm circulado na Internet, à medida que se antecipa a próxima iteração do popular chatbot ChatGPT. Esperava-se que o Strawberry fosse lançado no outono deste ano, no entanto, um novo relatório da AndroidAuthority sugere que o seu lançamento pode ocorrer mais cedo do que o esperado, com um anúncio oficial a acontecer nas próximas semanas.
Uma IA generativa com "raciocínio"?
Segundo os rumores, o Strawberry distingue-se de outros modelos de IA generativa, porque se concentra em respostas "baseadas no raciocínio". Os modelos de IA de conversação respondem, normalmente, de forma instantânea, mas diz-se que o Strawberry “pensa” durante cerca de 10 a 20 segundos antes de dar uma resposta.
Este atraso permite à IA abordar as questões de forma metódica, reduzindo significativamente a probabilidade de erros. Além disso, pode melhorar o desempenho da IA em tarefas que exijam um raciocínio complexo, ou em várias etapas. Isto pode fazer com que este modelo de IA seja superior na resolução de problemas matemáticos, em programação e até na criação de estratégias de marketing pormenorizadas para empresas.
Diz-se também que o Strawberry é capaz de se lembrar de conversas anteriores para respostas mais personalizadas, no entanto, houve algumas inconsistência observadas durante os testes.
O acesso ao novo serviço
De acordo com o relatório, duas pessoas testaram o modelo e descobriram que este será integrado na plataforma ChatGPT, mas como uma opção autónoma. Ainda não é claro como o modelo será oferecido, mas é possível que o Strawberry seja selecionável a partir de uma lista de modelos de IA dentro do serviço ChatGPT.
É claro que não existe tecnologia perfeita e o Strawberry terá, certamente, as suas limitações. No lançamento, estará disponível apenas em texto e não terá algumas das capacidades de outras IA, como o processamento de imagens, por exemplo. Por vezes, também poderá demorar demasiado tempo a responder a coisas relativamente simples.
Quanto ao preço, também se espera que seja diferente do modelo existente do ChatGPT, que oferece uma versão gratuita e uma versão baseada em subscrição. O Strawberry pode ter um limite para o número de mensagens que os utilizadores podem enviar por hora, bem como um preço mais elevado que permitiria também tempos de resposta mais rápidos. Espera-se que os subscritores do ChatGTP Plus tenham acesso antecipado ao Strawberry antes de este estar disponível para os utilizadores gratuitos.