Novo iPad da Apple melhora mas não inova

Gonçalo Pereira
Gonçalo Pereira
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje é um daqueles dias em que as noticias não param de aparecer. Desta vez escrevemos-te sobre o novo iPad de entrada da Apple. O novo tablet apresentado num evento focado na Educação.

Num evento que decorreu hoje em Chicago, nos EUA a empresa Americana apresentou um novo iPad e um conjunto novo de software vocacionado para as escolas. Isto porque nos Estados Unidos, em algumas escolas, os iPads começam cada vez mais a ser a plataforma utilizada para o trabalho escolar, assim como a plataforma de interacção entre professores e alunos.

Vê também: e Pencil

A apresentação focou-se então um bocado mais sobre a maneira como funciona este novo tipo de escola com base em sistemas digitais e como a relação professor-aluno pode ser melhorada com o apoio na tecnologia.

Explicando de uma forma muito sucinta, a maneira como este tipo de tecnologia funciona, é que o professor detém o controlo sobre todo o seu trabalho e como este é acedido pelos seus alunos no seu iPad, concedendo acesso a conteúdos nos iPads dos seus alunos e controlando também as suas entregas de trabalhos.

Apple Pencil é uma adição fundamental para este novo iPad

Contudo, permite-me focar-me um pouco mais no hardware. Sendo honesto, estava à espera de mais, pelo menos do "one more thing". Um dos grandes produtos de educação da Apple é também o Macbook Air, este novo iPad é apenas um refresh ao iPad do ano passado. Contudo, a parte da integração do suporte para Apple Pencil não é algo que olhe de animo leve. É uma adição fundamental tanto para o funcionamento pleno de qualquer tablet, mas também no contexto criativo e educacional a que a Apple tanto quer chegar com este tipo apresentação para a Educação.

Quanto ao restante pacote do novo iPad, as especificações ficam à quem das minhas expectativas, claramente indo no sentido de manter o preço relativamente baixo deste tablet. Contudo, este poderá bem ser um resumo do que iremos ver da Apple este ano. Diluição de especificações para manter os preços baixos, em troca de produtos competitivos, mas incompletos.

Alguns detalhes estragam tudo neste novo tablet, o novo iPad...

Para te dar um exemplo, a gama de entrada deste novo tablet da Apple, o iPad, até tem um preço interessante. Contudo alguém resolveu estragar tudo e meter o modelo apenas com 32GB de armazenamento. Mas porque?! Se todos os iPad já tinham de origem 64GB, porque não actualizar este também?

Estou capaz até de apostar que fica mais caro à Apple encomendar unidades de 32GB especificamente para este iPad do que ajustar toda a linha e comprar sempre as mesmas capacidades: 64GB, 256GB, 512GB.

Vê ainda: Huawei P20 e P20 Pro: Preços e datas de chegada ao mercado

Não percebo esta atitude a não ser claro para que as pessoas comprem a gama acima. Neste caso o modelo de 128GB que é apenas e muito convenientemente 90€ mais caro. Acho que é claramente mais um golpe discreto da marca Apple. Isto para fazer mais dinheiro e que em retorno causa sempre a duvida no acto de compra.

Quanto ao resto, poupou-se nas câmaras. Poupa-se nos processadores. Poupa-se nos displays e na memória RAM. Todos os componentes necessários para tornar este novo tablet, o novo iPad acessível, mas pouco versátil e resiliente.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

P20 Pro, as novas estrelas já são oficiais!

P20 Pro – Quais são as diferenças?