Novo Intel Core i7 derrota AMD Ryzen 7 em teste de performance

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Um teste feito ao novo Intel Core i7-10510U mostra que este se encontra bem acima do AMD Ryzen 7 3750H (lançado em janeiro) em termos de performance. O processador para ultrabooks da Intel passou no teste do Geekbench a equipar um portátil Dell XPS 13 7390, e surpreendeu pela positiva.

O processador de arquitetura ‘Comet Lake’ alcançou 5,248 em single-core, e 17,676 pontos em multi-core. Já o Ryzen 7 3750H consegue uma classificação de 4,041 pontos em single-core e 11,731 pontos em multi-core. Em baixo, deixo-te as imagens de ambas as classificações.

Análise aos números: a Intel domina no segmento de portáteis

Embora no single-core a vantagem não seja muito notória, o Intel Core i7 brilha nos testes em multi-core, com perto do dobro da performance do AMD. Devemos atribuir estes números ao thermal throttling (controlo térmico) que limita o processador da AMD, que já tem por si só um clock mais baixo (4GHz contra 4.9GHz).

Como temos visto recentemente, tem sido difícil para Intel acompanhar a AMD em qualidade-preço no segmento de desktop. Recentemente vimos um processador de entrada da AMD a dar uma coça num topo de gama da Intel. No entanto, como vemos neste teste, a história é outra no segmento dos portáteis.

Tendo em conta estes números, o mais acertado quando se compra um portátil, ainda é optar por um processador Intel. No entanto, a AMD já faz bastante mossa no segmento dos desktops.

Neste momento já consegues encontrar o Ryzen 7 3750H em portáteis gaming como o ASUS TUF Gaming FX705. O novo processador da Intel deverá chegar a portáteis durante os meses de agosto ou setembro.

Editores 4gnews recomendam:

  • Processador AMD Ryzen de entrada derrota topo de gama da Intel em performance
  • Processador AMD Ryzen de 16 núcleos derrota Intel Core i9-9980XE em benchmark
  • Radeon RX 5700: AMD sobe de nível em termos estéticos nas novas gráficas
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.