Novo Intel Core i7 derrota AMD Ryzen 7 em teste de performance

Bruno Coelho
5 comentários

Um teste feito ao novo Intel Core i7-10510U mostra que este se encontra bem acima do AMD Ryzen 7 3750H (lançado em janeiro) em termos de performance. O processador para ultrabooks da Intel passou no teste do Geekbench a equipar um portátil Dell XPS 13 7390, e surpreendeu pela positiva.

O processador de arquitetura ‘Comet Lake’ alcançou 5,248 em single-core, e 17,676 pontos em multi-core. Já o Ryzen 7 3750H consegue uma classificação de 4,041 pontos em single-core e 11,731 pontos em multi-core. Em baixo, deixo-te as imagens de ambas as classificações.

intel core i7-10510U geekbench
Pontuação do Intel Core i7-10510U no Geekbench
AMD Ryzen 7 3750H Geekbench
Pontuação do AMD Ryzen 7 3750H no Geekbench

Análise aos números: a Intel domina no segmento de portáteis

Embora no single-core a vantagem não seja muito notória, o Intel Core i7 brilha nos testes em multi-core, com perto do dobro da performance do AMD. Devemos atribuir estes números ao thermal throttling (controlo térmico) que limita o processador da AMD, que já tem por si só um clock mais baixo (4GHz contra 4.9GHz).

Como temos visto recentemente, tem sido difícil para Intel acompanhar a AMD em qualidade-preço no segmento de desktop. Recentemente vimos um processador de entrada da AMD a dar uma coça num topo de gama da Intel. No entanto, como vemos neste teste, a história é outra no segmento dos portáteis.

Tendo em conta estes números, o mais acertado quando se compra um portátil, ainda é optar por um processador Intel. No entanto, a AMD já faz bastante mossa no segmento dos desktops.

Neste momento já consegues encontrar o Ryzen 7 3750H em portáteis gaming como o ASUS TUF Gaming FX705. O novo processador da Intel deverá chegar a portáteis durante os meses de agosto ou setembro.

Editores 4gnews recomendam:

5 comentários
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.