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Novo estudo tem uma boa novidade para os condutores de EVs que pode mudar tudo

Uma condução suave para preservar a bateria era uma regra de ouro para os condutores de elétricos. Mas um novo estudo pode mudar tudo e ditar um novo tipo de condução.

Pessoa a conduzir um elétrico
A condução dita convencional atua positivamente sob os fatores de stress para as baterias de iões de lítio Imagem gerada por IA Microsoft CoPilot

Impulsos de energia afinal são benéficos

A autonomia de bateria é a principal preocupação dos condutores de veículos elétricos. É uma questão tão relevante que muitos condutores passaram a praticar uma condução mais suave para preservar a vida útil da bateria.

Mas parece que tudo pode mudar nesse campo. Um novo estudo da Universidade Stanford, divulgado agora pelo site ArenaEV, avança que impulsos de energia dinâmicos e pausas curtas frequentes são saudáveis para as baterias de iões de lítio.

Estas são boas notícias para os condutores de EV, já que não é fácil praticar uma condução suave – velocidade média constante, troca de marcha cautelosa e aceleração suave.

De acordo com a equipa de investigadores de Stanford, uma condução dita normal pode aumentar de até 38% a vida útil da bateria de iões de lítio. Tal traduz-se num aumento de autonomia de mais de 300 mil quilómetros, antes da bateria começar a sofrer desgaste e degradar-se.

O mesmo estudo esclarece que os testes em laboratório são demasiado específicos, ao colocar demasiado stress sobre as baterias. Por exemplo, estimulam o crescimento de “depósitos de lítio” e acumulação de caros, dois dos principais responsáveis pela degradação de baterias.

Condução convencional no mundo real protege a bateria

O novo estudo mostra que a condução, dita convencional, no mundo real atua ativamente contra os fatores de stress para a bateria. Tudo porque com os seus ciclos intermináveis de aceleração e travagem aliados a períodos curtos de descanso (a espera num semáforo) dão oportunidade à bateria para se estabilizar.

Como resultado uma condução dita convencional reduz o desgaste da bateria a longo prazo de uma forma muito mais eficaz que uma condução suave e constante.

Mas atenção há outros cuidados a ter para preservar a vida útil da bateria. Por exemplo, continua a ser uma regra de ouro não expor o elétrico a uma temperatura elevada após uma carga rápida.

Da mesma forma, não se deve deixar a bateria totalmente carregada (100%) ou completamente vazia (0%) durante vários dias. Este é um fator muito mais destrutivo para a saúde da bateria do que uma condução de para arranca.

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Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews.