Novo desktop da MSI com painel no chassis fascina a Computex 2024

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 2 min.

Com o desenvolvimento das tecnologias de IA a ser cada vez mais notável, não é surpresa que, em convenções grandes como a Computex 2024, surjam ideias inovadoras e invenções fora da caixa. Este ano, foi a vez da MSI apresentar um destes projetos que faz qualquer apreciador de tech parar e observar com atenção.

Um Desktop Inovador

O MSI MEG Vision X AI Desktop é o novo PC anunciado pela marca de gaming, com data de lançamento para o último quarto do ano de 2024. De acordo com fontes da Tom's Hardware, os representantes da MSI terão dito que o MEG Vision X usará o 'mais recente' CPU da Intel e GPU da NVIDIA, o que implica que será provavelmente munido de um processador Arrow Lake e uma placa de vídeo 5080/5090.

Com toda esta potência, este sistema poderá ser usado para high-end gaming, programação, design, ou até mesmo o desenvolvimento de projetos IA.

No entanto, não são as especificações que fazem o MEG Vision X saltar à vista de quem passa por ele na Computex 2024. No próprio chassis do desktop, existe um painel 1080x1920, touchscreen, que ocupa toda a superfície frontal da sua caixa.

msi desktop ia
Crédito: @msigaming no Instagram

Reconhecimento Imediato da Concorrência

Esta ideia mostrou-se tão criativa e fora da caixa que o próprio CEO da Intel, Patrick Gelsinger, passou pelo stand da MSI e assinou, com a expressão "espetacular!", o protótipo do novo desktop.

Com as definições de fábrica, o display mostra estatísticas importantes do computador, tais como as temperaturas internas dos componentes e a sua clock speed.

Além disso, é capaz de lançar aplicações escolhidas pelo utilizador, ao clicar nos ícones respetivos de shortcut. Como não poderia faltar, tem também capacidade para trocar entre modos de performance, com balanço entre velocidade, consumo e silêncio.

O Windows reconhece este painel como um monitor normal em orientação de retrato, logo, é possivel correr no ecrã qualquer tipo de app ou vídeo, caso o utilizador assim o deseje.

O representante da MSI, na própria Computex, deu o exemplo de um streamer, no qual este poderá, por exemplo, manter o seu chat da Twitch ou o seu painel de controlo da transmissão no display do chassis. Desta forma, conseguiria libertar o seu monitor primário para outras atividades, enquanto consegue manter controlo total daquilo que se passa na sua transmissão.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.