
A 9To5Google avança que a Google está a reformular a sua app Telefone (Google Phone) com um novo design—que está a ser implementado por fases, semelhante ao que aconteceu com a app Mensagens. A atualização traz várias mudanças importantes, focadas na experiência de utilização e na navegação.
Google Phone de cara lavada
Uma das mudanças mais óbvias é a reorganização dos separadores.
O separador "Recentes" agora chama-se "Página Inicial" (Home), enquanto o separador "Contactos" dá lugar a um novo: "Teclado" (Keypad).
Este novo separador (Teclado) substitui o anterior botão de ação flutuante, e mantém um layout familiar para o teclado numérico, com o acrescento de contactos "Sugeridos" na parte superior.
Navegação mais fluída e novas funcionalidades
A atualização também introduz uma nova "gaveta" de navegação (navigation drawer) com cantos arredondados, que permite um acesso rápido às opções:
- Contactos
- Definições
- Limpar histórico de chamadas
- Ajuda e feedback
Esta gaveta substitui o menu de 3 pontos que existia antes, mais propriamente no campo de pesquisa de contactos.
Além disso, o botão do microfone também mudou, já que foi movido para o lado direito da barra de pesquisa. No entanto, este botão não aparece no novo separador "Teclado".
A Google também confirmou o desaparecimento do separador "Favoritos" para muitos utilizadores beta, simplificando a interface principal da aplicação.
Quando vais poder atualizar
Este novo design está a ser lançado para utilizadores que usam o Material 3 e o M3 Expressive. As alterações começaram a ser implementadas com a versão Beta 182 da aplicação Telefone da Google.
Apesar de implementada por fases, a atualização garante uma experiência de utilização mais coesa e moderna no Google Phone.
Adiciona o 4gnews ao teu Google News