Novo design do YouTube para Android e iOS chegou a toda a gente! Está muito melhor

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

No final do mês passado, a Google confirmou que a sua aplicação do YouTube para Android e iOS iria receber importantes alterações no seu design. Depois de vários utilizadores começarem a receber a nova interface desde o início do mês, podemos agora confirmar que a atualização já chegou a todos os utilizadores.

O grande objetivo do YouTube é conseguir que os utilizadores fiquem cada vez mais investidos na plataforma, vendo mais videos e interagindo com os mesmos. Esses são os principais motivos que tornam esta atualização tão importante, pois vai colocar vídeos recomendados em grande destaque, assim como aumentar a facilidade de comentar nos vídeos.

Novo visual do YouTube torna toda a experiência de utilização muito mais agradável

Até agora, se quisesses deixar um comentário num vídeo, tinhas de fazer scroll até ao fundo da página. Isso já não será preciso, pois vais ver os comentários imediatamente por baixo da barra onde está o nome do canal e os botões de notificações e subscrever.

De forma a tornar toda a informação menos confusa, vais ver apenas o comentário principal, com a contagem total de comentários. Um simples clique em qualquer área desta secção, vai expandir a lista com todos os comentários.

O YouTube revelou que, durante os seus testes, verificaram que este tipo de design gerava mais comentários nos vídeos. Essa não é uma conclusão que nos deixe muito surpreendidos, pois torna-se muito mais natural deixar comentários, uma vez que esta secção está sempre visível enquanto o vídeo está a ser reproduzido.

Foram também implementadas várias melhorias na secção "Up Next", onde agora temos vídeos com thumbnails que ocupam toda a largura do ecrã, apresentando os detalhes do vídeo na zona inferior. Ainda que esta alteração faça com que sejam apresentadas menos sugestões no ecrã, facilita a identificação do conteúdo em cada um dos vídeos.

Além disso, vão também ser sugeridos outro tipo de conteúdos, como por exemplo imagens, inquéritos, GIFs e stories. Desta forma, o YouTube consegue difundir todo o tipo de conteúdo que é publicado na sua plataforma.

Editores 4gnews recomendam:

  • Spotify, TikTok e outras apps estão a "crashar" no iOS! A culpa é do Facebook
  • Microsoft Teams vai ameaçar o Zoom e Google Meet com a nova atualização!
  • Facebook está a testar nova funcionalidade para tornar a sua App bem mais bonita!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.