A disputa entre os fabricantes de chips para dispositivos móveis continua ao rubro e tem cabido à MediaTek e à Qualcomm algumas das ‘batalhas’ mais mediáticas.
Pois bem, há mais uma novidade para alimentar as comparações de velocidade entre os System-on-Chips (SoC) para smartphones e a MediaTek parece, para já, levar vantagem nos sistemas para dispositivos de gama baixa.
O protagonista chama-se Dimensity 8400, só chega no final de 2024 e nem será o chip mais importante deste fabricante de Taiwan. Mas o desempenho em testes de benchmark recentes coloca-o à frente de versões de referência da Qualcomm.
Xiaomi atenta para os segmentos de gama baixa e média
A informação volta a sair de um post do ‘leaker’ Digital Chatting Station na sua conta do Weibo, no qual refere que o Dimensity 8400 alcançou uma pontuação entre os 1.7 milhões e 1.8 milhões de pontos nos testes de benchmark AnTuTu.
Estes valores superam os máximos de 1.7 milhões de pontos obtidos nos mesmos testes efetuados ao Snapdragon 8 Gen 3 – um dos chips de referência da Qualcoom para os segmentos dos dispositivos de média gama.
Um artigo do Phone Arena refere que o Dimensity 8400 encaixa no segmento dos smartphones com preços à volta dos 200 dólares, o que torna este futuro chip da MediaTek numa opção mais poderosa e mais barata que o Snapdragon 8 Gen 3.
De acordo com a mesma fonte, a Xiaomi será um dos fabricantes que está a trabalhar em vários modelos de smartphones Redmi que poderão incluir chipsets como o Dimensity 8400, o Snapdragon 8 Gen 3 e mesmo o Dimensity 9300+, uma versão do sucesso de vendas Dimensity 9300, mas com mais suporte a IA.