A Samsung tem estado a trabalhar num novo chip para equipar a próxima geração dos seus smartphones de gama média, com o Galaxy A56 a surgir como ‘principal cliente’ quando for lançado, em 2025.
Uma fuga de informação relativa a um novo chip Exynos parece dar alguma esperança à Samsung na batalha que vai travando com a concorrência (leia-se sobretudo o Snapdragon 7+ Gen 3), através do Exynos 1580.
Especificações publicadas por várias publicações internacionais sugerem que alguns benchmarks provisórios do novo chip ainda o deixam atrás da versão concorrente da Qualcomm, mas revelam também que um dos trunfos poderá estar no desempenho gráfico.
O segredo estará no GPU
O novo Exynos 1580 vem substituir o Exynos 1480, que equipa atualmente o A55.
De acordo com o site Android Headlines, a nova versão deverá integrar um CPU octa-core com um núcleo Cortex-A720 a 2.91 GHz, três núcleos de alto desempenho Cortex-A720 a 2.6 GHz e quatro núcleos Cortex-A520 a 1.95 GHz.
Os resultados divulgados sobre o desempenho do Exynos 1580 têm como base os valores obtidos em testes Geekbench, realizados numa plataforma de hardware com 8GB de memória RAM e Android 15. E revelaram prestações de 1,046 pontos nos testes de single-core, com valores de 3,678 pontos para os testes multi-core.
Apesar das melhorias evidentes face ao Exynos 1480 (o que seria de esperar, de acordo com a lógica da evolução da tecnologia e do próprio mercado), o Android Headlines refere que são resultados ainda aquém do desempenho do Snapdragon 7+ Gen 3, atualmente o melhor chip de gama médoa da Qualcomm.
A chave para equilibrar as contas com o principal chip rival poderá estar na integração do GPU Xclipse 540, por um lado, bem como na utilização nesse GPU da arquitetura RDNA3, já usada no chip Exynos 2400 que equipa o Galaxy S24 em muitos mercados.
Desta forma, projeta a mesma fonte, o Exynos 1580 poderá tornar-se num chip com ‘muito bom potencial’ para jogos e multimédia.