Novo carro movido a energia solar pode mesmo seguir para produção

Pedro Alves
Pedro Alves
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Quem não gostaria de ter um carro elétrico autossuficiente para pequenas deslocações, como fazer o trajeto ‘casa-trabalho-casa' todos os dias sem gastar dinheiro em combustível, usando apenas a energia direta do Sol?

A ideia tem sido explorada há mais de uma década por algumas ‘startups’ ligadas à mobilidade e por fabricantes automóveis de renome, mas a verdade é que as tentativas para criar esse ‘carro quase perfeito’ ainda não chegaram à fase de produção em massa.

Agora, a Aptera Motors volta a insistir numa área em que já fracassou e propõe um novo veículo elétrico com painéis solares, cujo desenvolvimento passa a contar com um parceiro de peso.

700W de células e até 1.600KM de autonomia

Novo carro movido a energia solar pode mesmo seguir para produção
Imagem: Aptera Motors

O novo veículo apresentado pela Aptera recupera o formato já ensaiado pela empresa noutros projetos, através de um carro elétrico de três rodas ‘ultra-eficiente’, alimentado parcialmente por painéis solares.

O carro inclui um total de 700W de células solares integradas, garantindo uma autonomia diária de 65Km a partir da energia solar direta, segundo o fabricante, que poderá ser alargada a 1600Km com um único carregamento convencional.

Segundo a Aptera, o principal trunfo deste veículo está no seu formato ‘único’, cujo design permite usar apenas 30% da energia consumida atualmente pelos carros elétricos ou híbridos.

Novo carro movido a energia solar pode mesmo seguir para produção
Imagem: Aptera

Para conseguir atingir este nível de eficiência energética, o fabricante considera fundamental a parceria celebrada com o designer italiano de automóveis Pinifarina.

Um túnel de vento... e muitas contas

Segundo o site The Verge, a parceria com o lendário designer italiano garantiu à Aptera um conjunto de recursos essenciais para o desenvolvimento do novo veículo, em especial o acesso ao túnel de vento da empresa localizado em Turim, Itália.

Este tipo de infraestruturas é necessário para testar o coeficiente de resistência aerodinâmica dos veículos e, no caso da Aptera, o objetivo passa por estabelecer “um novo padrão de eficiência energética na indústria automóvel”.

Novo carro movido a energia solar pode mesmo seguir para produção
A utilização do túnel de vento da Pinifarina será essencial para a Aptera atingir o coeficiente de resistência aerodinâmica necessário para conseguir os consumos que anuncia para o seu novo carro elétrico com painéis solares.
Imagem: Pinifarina

A mesma fonte refere que o coeficiente alcançado no novo veículo ainda não foi revelado pelo fabricante, mas os seus responsáveis referem que os projetos anteriores atingiram um coeficiente de 0,13 (o Tesla Model 3 alcançou 0,23).

À parte dos resultados conseguidos com o design do carro, o verdadeiro desafio da Aptera está exatamente em encontrar financiamento para entrar em produção.

A parceria com a Pinifarina poderá ser um importante contributo e a empresa acredita que esta fase poderá mesmo arrancar. Mas será também essencial contar com outros financiadores, tal como os que permitiram à Aptera Motors reabrir portas em 2020 - nove anos após fechar... exatamente por falta de financiamento.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.