É mais uma ‘lança’ de um fabricante chinês de veículos elétricos a atingir o mercado europeu, agora tendo como alvo o segmento dos ligeiros de passageiros ‘low-cost’ ou, pelo menos, de preço acessível.
O fabricante é a Dongfeng Motor, um dos mais antigos e maiores fabricantes de automóveis da China, e o objetivo é competir contra as propostas da Volkswagen e da Citroen neste segmento, mas com um preço difícil de igualar pelos fabricantes europeus.
O novo Box EV, assim se chama o modelo, está desde hoje disponível no mercado suíço para encomenda e entra diretamente com o estatuto de um dos EVs mais baratos da Europa.
Possível fabrico em Itália
O novo Dongfeng Box tem um preço de lançamento a partir dos 21,990 Francos suíços, o que corresponde a cerca de 23 mil euros. A ideia do fabricante é alargar rapidamente a presença deste modelo a outros países europeus ainda durante 2024, mantendo este preço de combate.
No entanto, as novas tarifas da UE sobre as importações de bens da China poderão levar a Dongfeng Motors a uma nova estratégia. De acordo com informações da Reuters citadas pelo site Electrek, o fabricante está já em negociações com o governo italiano para a instalação de uma fábrica de automóveis, onde o Box passará a ser fabricado.
O novo Dongfeng Box é alimentado por uma bateria de 42,3 kWh, o que garante uma autonomia estimada de 340Km, com 20 minutos de carregamento a garantir 80% da carga total, segundo o fabricante.
Com capacidade para cinco pessoas, o novo Box disponibiliza um leque se soluções tecnológicas já usuais em modelos deste género, incluindo ecrã com diagonal de 12", carregamento de smartphones sem fios e 11 sistemas de assistência à condução.
Com o olho em Espanha e... em Portugal
Os veículos da Dongfeng são importados em exclusivo pela Salvador Caetano para a Península Ibérica. No mercado espanhol, a empresa já possui um site dedicado ao novo Box, apontando para outubro como o mês em que as primeiras unidades deste modelo chegarão ao mercado.
Embora a data em Portugal não seja ainda conhecida, será de esperar um pipeline semelhante, uma vez que o importador é o mesmo.