
O tão aguardado BYD Dolphin 2026 já está em testes em solo chinês! Apesar de ainda circular camuflado para que não existam fugas de informação, a verdade é que é possível perceber que o hatchback elétrico vai sofrer bastantes mudanças.
Conforme dá conta o Car News China, que cita informações obtidas por portais chineses, o novo Dolphin poderá ser o primeiro com a tecnologia CTB (Cell-to-Body), que integra a bateria diretamente na estrutura do veículo.
No fundo, esta mudança proporciona maior rigidez o que vai melhorar a eficiência energética. Além disso, esta nova versão deverá contar com uma suspensão traseira revista, possivelmente com quatro ou cinco braços, garantindo maior conforto e estabilidade na condução.
Outro destaque prende-se com a possível introdução da tração traseira e de uma bagageira dianteira, além de motores mais potentes e uma bateria de maior capacidade. Os rumores apontam para versões híbridas e de longo alcance a chegarem ao mercado no segundo trimestre de 2026.
Nova geração de baterias
Os primeiros dados apontam que a autonomia se vá cifrar em cerca de 520 km. Esta nova geração de baterias – Blade Battery 2.0 – promete melhor desempenho em temperaturas extremas, mantendo até 82% da capacidade mesmo a -30 °C.
No interior, espera-se um design mais minimalista, com bancos em dois tons e um ecrã tátil central flutuante de grandes dimensões. O sistema multimédia deverá contar com DiLink 5.0 e o poderoso chip Qualcomm 8295, garantindo uma resposta de voz ultrarrápida (0,8 segundos). A nível de segurança, é provável que o modelo traga assistência ao condutor L2+ e navegação semiautónoma (NOA).
O exterior
O design exterior deverá manter a filosofia "Ocean Aesthetics", com faróis mais finos, entradas de ar mais discretas e uma traseira redesenhada com farolins LED de largura total. As dimensões não deverão sofrer alterações de maior face ao atual modelo. Portanto, é de esperar que tenha algo em redor dos 4.3 metros de comprimento, 1.8 metros de largura, 1.6 metros de altura.
O lançamento do BYD Dolphin 2026 na China deverá acontecer entre junho e agosto de 2026. Os preços – não tão acessíveis como os do MG4 – continuam a ser bastante apelativos e é expectável que se cifrem entre os 12 e 16 mil euros.