Novo Apple iPhone X terá um ecrã OLED. O que difere do LCD?!

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje, sim hoje. Dia 12 de setembro será apresentado um novo Apple iPhone X, o smartphone mais aguardado de 2017 talvez.

Ou melhor, talvez um dos mais aguardados dos últimos anos, visto que comemorará os dez anos desde que Steve Jobs apresentou o primeiro verdadeiro smartphone do mundo.

Vê ainda: Samsung confirma a chegada dos Samsung Galaxy dobráveis em 2018

Contudo, o iPhone X não será o único foco da apresentação já que os iPhone 8 e 8 Plus também darão o ar da sua graça no Anfiteatro Steve Jobs, pelas mãos de Tim Cook. E, afinal, quais as diferenças entre os três equipamentos?

Ora, uma que terá sua particularidade será o ecrã do novo Apple iPhone X face aos outros dois. Isto porque, o equipamento comemorativo será dotado de um ecrã (ou tela) OLED, enquanto os outros terão o comum IPS LCD.

A questão que se coloca é: será a tecnologia OLED melhor que as outras? Bem, isso dependerá de factores altamente objetivos, e subjetivos, mas o que é certo é que a Samsung já a usa nos seus Galaxy S há sete anos. Deverá dizer algo, não?

OLED é o acrónimo para organic light-emitting diode, que se refere a um tipo de tecnologia aplicada num determinado ecrã. Difere do LCD (liquid crystal display) na medida em que o primeiro tenta preencher cada Pixel da imagem em questão com mais luz.

Dessa forma, os negros ficam mais negros e as restantes cores mais vivas e fortes. Não quer isso dizer que os ecrãs dos iPhones até à data têm um ecrã mau, nem de perto nem de longe. Contudo, as cores de um ecrã OLED, ou Super AMOLED no caso da Samsung, acabam por se tornar mais apelativas.

O que é o ecrã OLED que estará no novo Apple iPhone X?

Por outro lado, é uma fonte de poupança de bateria, algo que muitos veriam como benéfica num novo iPhone, fosse ele qual fosse. Isto porque as tonalidades escuras consumiriam menos bateria nesse momento do que no caso de um ecrã LCD.

Todavia, a tecnologia OLED não é dotada de qualidades apenas. Isto é, os ecrãs baseados desta característica têm como perigo o efeito burn-in. Este, por sua vez, consiste na possibilidade dos detalhes de uma dada imagem ficarem gravados no display se ela persistir por muito tempo no smartphone.

Agora esperemos mais umas horas. O Apple iPhone X será apresentado às 18 horas de Portugal Continental, pelo que poderás ficar a par de todo o evento aqui, em 4gnews.pt, onde a tecnologia é falada em português.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy Note8 chega dia 15 à NOS com oferta da S-Pen

Xiaomi Mi 5X: Já podes instalar o Android One no smartphone

Google Play Protect está a causar problemas no Motorola Moto G4

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.