Novo Android 11: eis principais novidades do novo sistema da Google!

Filipe Alves
Comentar

Chegou o Android 11 da Google para os desenvolvedores. Isto significa que já conhecemos qual é o foco e algumas das novidades do novo sistema.

Contudo, vale a pena salientar que se espera que mais novidades apareçam à medida que nos aproximamos da revelação oficial. A Google vai revelar o Android 11 de forma oficial na sua conferência, Google I/O, em maio.

Android 11 novidades
Crédito imagem - "The Verge"

Novidades do Android 11

A Google trouxe-nos funcionalidades que já eram pedidas aos anos, mas não só. Vemos uma maior vontade da Google em trazer privacidade ao utilizador. Tal já se verificou no ano passado com o Android 10.

- Gravação de ecrã nativo: Finalmente não precisarás de aplicações da treta para gravar o teu ecrã. O Android 11 trará a funcionalidade de forma nativa a todos os smartphones com o sistema

- Desligar notificações durante um vídeo

- Melhoria do toque no ecrã: Esta funcionalidade é feita para todos aqueles que usam um protetor de ecrã de vidro. Esta funcionalidade já há muito que está presente nos smartphones da Samsung. É bom ver que a Google o trouxe para o novo Android 11.

- Bluetooth ativo mesmo em "modo avião"

- Capturas de ecrã continuo: Quantas vezes quiseste tirar uma captura de ecrã a uma página inteira e tinhas de fazer 3 ou 4 capturas? Pois bem, o Android 11 resolve esse problema.

- Pré-selecionar Apps na partilha: quando partilhas um artigo e tens a possibilidade de escolher em que aplicação o queres fazer, agora terás a possibilidade de escolher quais as Apps que queres ver primeiro na partilha. Exemplo na imagem abaixo.

Novo Android 11: eis principais novidades do novo sistema da Google!

Melhorias para smartphones dobráveis: O esforço da Google em trazer um sistema operativo capaz de se adaptar aos smartphones dobráveis será evidente no Android 11.

- Tecnologia 5G é prioridade: O Android 11 também olha para melhores formas dos componentes 5G precisarem de menos adaptação com o sistema operativo.

- Novas possibilidades nas notificações: Com o Android 11 poderás selecionar mais funcionalidades nas notificações. Desde "silenciar" até "abrir numa bolha". O menu em vez de estar ao lado quando arrastas a notificação como no Android 10, será introduzido abaixo da notificação. Exemplo na imagem abaixo.

Novo Android 11: eis principais novidades do novo sistema da Google!

- Bolhas nas notificações: Agora poderás escolher quais as Apps que queres que criem bolhas como o Facebook Messenger. Pessoalmente não sou um amante da funcionalidade, porém, não faltam pessoas que adoram.

- Dark Mode melhorado: O Dark Mode saberá adaptar-se se assim quiseres. Poderás dizer ao sistema para ativar o modo escuro assim que o sol se ponha. Uma funcionalidade engraçada.

- Mais segurança e privacidade: os utilizadores terão um vislumbre ainda maior do que cada App quer fazer no seu smartphone. A Google está a trabalhar ativamente para melhorar a privacidade do utilizador e é bom saber disso.

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.