O Google Fotos está a receber uma nova funcionalidade que pode dar uma nova vida às tuas fotografias. Trata-se da possibilidade de converter imagens normais em Ultra HDR, um formato que expande o alcance dinâmico das fotos, com mais brilho, mais detalhe nas sombras e uma gama de cores muito mais rica.
Mas atenção: o recurso ainda está a ser disponibilizado de forma gradual e pode não estar acessível a todos os utilizadores de imediato.
Como funciona o novo recurso?

Quando tiras uma foto em HDR no telemóvel, o sensor regista 3 imagens com diferentes níveis de brilho e depois funde-as num único ficheiro para que a iluminação e os detalhes fiquem visíveis e com qualidade. Quando não tiras a foto em HDR, podes deparar-te com imagens com muita luz em certos pontos e pouco brilho noutras áreas.
Até agora, o Google Fotos disponibiliza a funcionalidade "Efeito HDR" no menu “Ajustar” para tentar melhorar essas imagens. Este recurso mais antigo, contudo, apenas altera brilho e sombras, sem adicionar nenhuma informação extra real de alto alcance dinâmico. A imagem continua a ser exibida como SDR.
A nova funcionalidade “Ultra HDR”, por sua vez, é mais ambiciosa: em vez de fazer ajustes simples, acrescenta um “mapa de ganho” à imagem, um conjunto adicional de dados que informa o monitor HDR sobre quais áreas da foto devem receber mais brilho. Isso acaba por simular uma imagem com mais profundidade e contraste.
Como saber se já tens acesso?
Segundo o Android Authority, esta função já andava escondida na aplicação há algum tempo, mas só agora começou a aparecer oficialmente para alguns utilizadores selecionados.
O efeito é visível apenas em ecrãs compatíveis com HDR — como os dos Google Pixel 9a, Samsung Galaxy S25 ou OnePlus 13R — que permitem visualizar o brilho e a profundidade de cor adicionais diretamente no telemóvel. No entanto, mesmo que não tenhas um ecrã HDR, podes converter as tuas fotos e depois ver os resultados mais tarde, noutro dispositivo com suporte.
Para veres se esta nova ferramenta já está disponível no teu dispositivo:
- Atualiza a aplicação Google Fotos para a versão 7.24.0.747539053
- Abre uma imagem no Google Fotos
- Clica em "Editar"
- No menu inferior, clica em Ajustar, junto com os controlos habituais de contraste, brilho e tom
- Procura pela opção Ultra HDR
Se em vez disso vires apenas "Efeito HDR", como na imagem acima, então ainda não tens a nova versão.
Mas afinal, é HDR mesmo?
Tecnicamente, não. Esta funcionalidade não transforma a tua imagem numa foto HDR genuína, como as que são captadas com múltiplas exposições no momento do disparo. O que o Google está a fazer aqui é mais uma “adaptação inteligente”. O sistema acrescenta informações para que os monitores HDR consigam fazer mais com a imagem, mas não altera a origem da fotografia em si.
E como é que o Google gera esses tais mapas de ganho? Isso ainda é um mistério. A empresa não revelou exatamente como o sistema interpreta ou gera os dados extra de brilho, nem se esses ajustes afetam outros aspetos da imagem original.
Se estás curioso para experimentar este novo modo Ultra HDR, vale a pena fazer primeiro uma cópia das tuas imagens. Como ainda não está claro se o processo altera permanentemente a foto original, o melhor é jogar pelo seguro e duplicar os ficheiros antes de aplicar qualquer modificação.
Promoção do Dia!