Por muita camuflagem que os fabricantes automóveis coloquem nos seus novos modelos quando os levam para os primeiros testes em estrada real, há designs que dificilmente conseguem ‘despistar’ todo o seu aspeto final.
É o caso do carro com o nome de código ‘MX11’, que marca a segunda incursão da Xiaomi no mercado dos EVs e a primeira no segmento dos SUV. O modelo deverá ser lançado durante o primeiro semestre de 2025, mas novos leaks revelados na rede social chinesa Weibo mostram, desde, já um pouco mais do aspeto que deverá ter.
E, pelo menos para os amantes da Ferrari, o design do novo SUV elétrico da Xiaomi não deverá parecer totalmente desconhecido.
‘Purosangue’ asiático, elétrico e... mais barato
A avaliar pelas imagens divulgadas pelo site Xiaomi Time a partir da conta do blogger @Electric Planet Xiaoxin, o aspeto do ‘MX11’ sugere, de facto, alguns layouts aplicados pela Ferrari no seu SUV.
Mesmo debaixo de camuflagem, é possível perceber na nova proposta da Xiaomi uma silhueta de quatro portas relativamente baixa (para um SUV), do tipo ‘fastback’, com a linha do tejadilho a fundir-se com a traseira. O aspeto desportivo é também reforçado por grandes curvas suaves na carroçaria, que mostram um design ousado, elegante e bastante aerodinâmico.
As imagens agora reveladas do SUV elétrico da Xiaomi mostram também pequenas cápsulas à volta da carroçaria, a sair da camuflagem, que o Xiaomi Time indica ser ‘radares laser’ de suporte a sistemas inteligentes de condução autónoma.
Se é certo que o ‘MX 11’ não terá o élan que o Purosangue emana desde o primeiro olhar, a verdade é que o aspeto deixa no ar uma proposta que poderá fazer as delícias dos fãs do SUV da marca italiana, mas que não tem mais de meio milhão de euros para dar por um automóvel.
Para já não há indicações do preço a que o SUV elétrico da Xiaomi poderá ser vendido, mas certamente estará muito longe dos euros que custa o SUV da Ferrari.