No lançamento do iOS 15, apresentado na WWDC 2021, a Apple surpreendeu a todos ao anunciar que o sistema operativo seria compatível com telemóveis de 2014, como o iPhone 6s e 6 Plus.
Contudo, nem todas as novas funções serão habilitadas em todos os modelos do iPhone elegíveis a receber atualização, e isso pode ser comprovado pelos programadores que já testam o primeiro beta da plataforma.
Num artigo recente o MacMagazine discorreu sobre algumas das limitações para modelos específicos do telemóvel da maçã. A seguir podemos ver qual será a geração mínima elegível a receber determinadas funções.
iPhone XS, XS Max e XR ou superior
- Profundidade no FaceTime (e outras aplicações)
- Live Text e Visual Lookup
- Zoom durante vídeos QuickTake
- Globo, prédios e estruturas em 3D no Mapas
- Planos de fundo animados na app Meteorologia
- Siri e Ditado com processamento local
- Chaves de casa
iPhone 8 ou superior
- Estabilidade ao andar na app Saúde
Série iPhone 12 e modelos vindouros com 5G
- Melhorias na conexão 5G
iPhones 6s, 6s Plus, SE (1.ª ger.), 7 e 7 Plus só vão receber o básico
Donos dos iPhones mais antigos vão precisar fazer um upgrade para no mínimo um telemóvel com processador Apple A12 (iPhone XS, XS Max ou XR) para receber muitas das novas funções.
Resta a dúvida se a decisão da Apple em manter alguns iPhones fora da lista de novidades foi uma mera estratégia para incentivar os upgrades ou, de facto, uma questão de limitação de hardware.
De qualquer maneira, a gigante de Cupertino vai atualizar aparelhos que foram lançados há 7 anos, feito considerável especialmente quando comparamos com o suporte a atualizações do Android.
No sistema operativo móvel l do Google os telemóveis só recebem, no melhor dos cenários, três ou quatro anos de atualizações de sistema – e isso inclui aparelhos mais caros na categoria topo de gama.
Editores 4gnews recomendam:
- iPad Pro: este é o vídeo de promoção que a Apple não queria que visses
- Este pode ser o iPad mini 6 da Apple que todos desejam
- Apple iPhone 13: as 5 novidades mais esperadas em 2021