Num mercado cada mais dominado pelos carros elétricos, e com os fabricantes das motas a preparar a mudança para a ‘eletrificação’, continua a haver espaço para as tradicionais motas com motor a combustão, sobretudo se forem versões que espreitam um público que procura modelos para colecionar.
A Vespa volta a apostar nesta lógica com a nova 946 Snake, uma scooter criada para celebrar o Ano da Serpente e inserida na série Lunar Collection, que inclui modelos de edição limitada em homenagem ao Calendário Lunar.
Com edição limitada a 888 exemplares numerados, a 946 Snake possui um design inspirado “nas paisagens invernais e na serpente”, incluindo uma pintura azul iridescente das carenagens “que mudam com a luz”, acompanhada por uma “textura tátil e camuflada de escamas de serpente, que realçam o assento e o guiador”.
Duas versões com motor a 4 tempos
Em termos técnicos a nova Vespa 946 Snake inclui motores monocilíndricos a 4 tempos, de 3 válvulas e injeção eletrónica, sendo disponibilizada numa versão com 125cc de cilindrada e noutra com 155cc.
Algumas características seguem a lógica aplicada pela Vespa noutros modelos do género e passam por arranque elétrico, suspensão dianteira por mono-amortecedor hidráulico e traseira com uma solução de mola helicoidal com pré-carga ajustável em 5 posições, a que se juntam travões de disco ABS de dois canais, com sistemas ASR.
A filosofia colocada pela Vespa na nova 946 Snake passa também por um conjunto de acessórios em jeito de lifestyle, que passam por um capacete semi-jet' e uma mala traseira, até o pára-brisas e a capa de proteção em estacionamento, por exemplo.
Por tudo isto a Vespa cobra um valor a partir dos 12.200 euros, mas a empresa limita desde já o período para fazer a pré-encomenda, que se estende até 28 de fevereiro de 2025, “em concessionários selecionados”. Mais avança a marca que “a pré-reserva de uma Vespa 946 Snake não garante automaticamente que poderás comprá-la”, reforçando assim o caráter exclusivo que imprime à sua nova scooter.