Depois de ter gerado muito rumores, a nova rede Find My Device para Android vai chegar aos utilizadores já na próxima semana, entre os dias 7 e 8 de abril.
A informação está a ser divulgada por vários meios de comunicação e apoia-se num mail enviado aos utilizadores, pela própria Google, que dava a boa nova desta nova rede ir ser ativada brevemente.
O que muda com a nova rede Find My Device
A partir da próxima semana, a nova rede Find My Device vai permitir localizar dispositivos Android perdidos, sem que seja necessário enviar à Google coordenadas, tal como acontecia anteriormente.
Ao receber o pedido de localização do utilizador, a Google vai apresentar os dados num mapa para que o terminal perdido seja encontrado de forma rápida e facilitada.
Outra das novidades é que, a partir de agora, esta rede passa a ter capacidade para lidar com um maior número de dispositivos e mesmo que estes estejam desligados da rede.
Esta renovação da rede Find My Device para Android há muito tempo que é desejada pelos utilizadores. Recorde-se que, na prática, estamos a falar de uma rede partilhada de localização que permite encontrar dispositivos perdidos, recorrendo às funcionalidades de comunicação e GPS integradas em outros terminais que estejam próximos do dispositivo perdido.
Google adiou renovação da rede Find My Device por causa da Apple
Há já algum tempo que a Google tinha anunciado a sua nova rede Find My Device, mas devido a problemas registados com a AirTag da Apple, a gigante de pesquisa adiou o seu lançamento.
Recorde-se que a Apple registou alguns problemas com utilizadores a queixarem-se de serem alvo de rastreamento malicioso através dos equipamentos AirTags. Google e Apple juntaram esforços para resolver esta situação.
Com o lançamento do iOS 17.5 em dezembro de 2023, a situação parece ter ficado resolvida e agora é a vez da Google avançar com a sua renovada rede Find My Device.