
Se utilizas regularmente o YouTube então as notícias não são as melhores. Isto porque os anúncios estão cada vez mais 'chatos' e demorados. Infelizmente, a tendência é que tudo piore para 'forçar' os utilizadores a fazer a mudança para o Premium, a modalidade paga.
Até há bem pouco, tudo o que era necessário era ver alguns segundos de publicidade e carregar no botão "ignorar anúncio". Contudo, se costumas usar o YouTube já terás notado que essa experiência está cada vez mais frustrante para quem não quer pagar para ver vídeos.
Tudo remonta ao final de 2024, quando a plataforma começou a testar uma nova interface de anúncios, removendo a tradicional contagem decrescente para o botão de ignorar. Em vez disso, o botão aparecia subitamente após cinco segundos, sem qualquer indicação visual.
A mais recente mudança no YouTube
Agora, vários utilizadores estão a reportar algo ainda mais radical: o botão de "ignorar anúncio" desapareceu por completo em muitos casos, mesmo quando a barra amarela de progresso atinge o fim. Em certas situações, só é possível ver o vídeo desejado após o anúncio completo chegar ao fim, o que contradiz totalmente o conceito de o "ignorar".
Esta alteração foi relatada por diversos internautas no Reddit e está a afetar múltiplos navegadores. Foi possível replicar o problema no Opera GX para desktop, enquanto navegadores como o Google Chrome continuam, para alguns, a exibir a interface antiga. Isto sugere que a experiência varia consoante o browser, o utilizador ou até os testes A/B realizados pela própria plataforma.
Apesar das dúvidas iniciais, tudo indica que esta mudança é intencional. O botão para saltar o anúncio, quando surge, aparece por poucos segundos e rapidamente desaparece, antes de dar lugar a um segundo vídeo promocional com o mesmo processo.
Isto torna os anúncios mais difíceis de contornar e pressiona ainda mais os utilizadores a aderirem à subscrição paga. Ou então vão esperar cada vez mais tempo para ver cada vídeo.
Adiciona o 4gnews ao teu Google News