Ao que tudo indica, Portugal está prestes a receber mais uma marca que fabrica carros elétricos (VEs). Trata-se da GAC, que tem origem na China, e que é conhecida no setor automóvel como a “Toyota made in China”.
Tal como explica o Jornal de Negócios, a GAC é inclusive fabricante de carros para marcas como a Toyota e a Honda, por via de “joint ventures”. A importação dos automóveis elétricos da GAC fica ao encargo do grupo português JAP.
Portugal é uma das “prioridades” da empresa automóvel chinesa. "Aion Y Plus", "Aion V" e "Aion UT" a caminho
Em comunicado oficial, o grupo JAP escreve: "Portugal será um dos mercados prioritários na estratégia de expansão da GAC Motor na Europa, reforçando, assim, o compromisso deste construtor com a mobilidade elétrica e sustentável".
![Carro GAC](https://cdn.4gnews.pt/imagens/design-sem-nome-2025-02-14t172158-204.jpg?class=article)
Recorde-se que a GAC faz parte do top 5 de fabricantes de automóveis na China. Nesta fase, ainda há alguns detalhes por apurar, no entanto já há uma estimativa de quando chegam os primeiros carros a Portugal: 2º semestre de 2025.
É expectável que, numa primeira fase, Portugal vá ter disponíveis três modelos 100% elétricos. São estes: Aion Y Plus, SUV Aion V e o Aion UT. Segundo o grupo JAP, é de prever que o último modelo chegue “mais para o final deste ano”.
GAC E JAP mostram-se otimistas com a nova parceria
Segundo a mesma fonte de informação, quem se mostra satisfeito com a nova parceria é o administrador do grupo JAP. No entender de Jan Oehmicke, trata-se de “um novo marco na [estratégia da marca]” e que oferece VEs competitivos ao público português.
No mesmo sentido, Thomas Schemera da GAC afirma que a implementação da GAC na Europa é “um passo importante”. O próprio mostra-se bastante otimista com a hipótese da marca “conquistar a confiança dos consumidores portugueses”.
Resta esperar por futuras novidades acerca destes automóveis. Por enquanto, ainda não há uma previsão de preços para o mercado nacional.