O YouTube decidiu levar a experiência de ver vídeos com anúncios a um novo nível… e não no bom sentido. A plataforma revelou um novo formato publicitário chamado “Pontos de Pico”.
O recurso utiliza inteligência artificial para identificar os momentos mais envolventes de um vídeo e inserir um anúncio exatamente nesses momentos. Sim, leste bem: bem quando a coisa começa a ficar interessante, entra publicidade.
Inteligência artificial a arruinar o timing (propositadamente)

Anúncios passáveis, não passáveis, intermédios ou bumpers. O objetivo é claro: faturar mais com anúncios ou… faturar mais ao convencer-te a assinar uma conta premium. E é aqui que a nova estratégia se aplica.
A ideia, apresentada durante o evento Brandcast 2025, é simples: a IA Gemini, da Google, analisa vídeos para identificar picos de emoção ou de interesse. Esses pontos são considerados ideais para mostrar anúncios porque os utilizadores estão mais envolvidos e, teoricamente, menos propensos a sair do vídeo ou a ignorar o que está a acontecer.
O YouTube não entrou em detalhes sobre como esta IA determina esses momentos-chave. Segundo o que foi mostrado, contudo, não se trata apenas de estatísticas como o histograma de visualizações (que mostra as partes mais vistas de um vídeo). A análise vai mais longe e tenta prever quando o espetador está mesmo preso ao ecrã… para o interromper com um anúncio.
Mas será que a estratégia vai mesmo ser boa para os anunciantes?
A própria plataforma deu um exemplo: um vídeo em que um anúncio aparece logo após um pedido de casamento. Porque nada diz “momento especial” como um anúncio de cinco segundos sobre uma aplicação de contabilidade ou um serviço de entregas.
O objetivo, segundo o YouTube, é tornar os anúncios mais eficazes. Mas será mesmo? Para os anunciantes pode parecer brilhante, mas a nova estratégia poderia também tirar o caráter de “pausa” do anúncio e transformá-lo – ainda mais – num incómodo.
E se estás a perguntar-te se estes anúncios vão poder ser ignorados, a resposta é: ninguém sabe ao certo. O YouTube não especificou se serão passáveis, quanto tempo vão durar ou em que dispositivos vão aparecer.
Mas sejamos realistas: se o plano é interromper o conteúdo no momento mais emocional ou empolgante possível, é pouco provável que se trate de um anúncio que possas passar à frente facilmente.
A “solução”? YouTube Premium… claro
Se a inovação vai ser boa para os anunciantes é algo ainda a ser respondido futuramente. Mas não deixa de ser uma estratégia vantajosa para o YouTube: mais anúncios, mais personalizados e estrategicamente colocados; e, ao mesmo tempo, mais motivos para aderir ao YouTube Premium.
Para ampliar as opções de pagamento, o YouTube até apresentou recentemente uma Conta Premium para Duas Pessoas, opção que pode ser mais viável do que pagar o pacote individual ou o família.
A versão paga, como sempre, continua a ser a alternativa oferecida pela própria empresa para resolver um problema que ela própria criou. Ou seja, se não quiseres ver publicidade a invadir as melhores partes dos vídeos que acompanhas, a solução oficial é... pagar.
Promoção do Dia!