A próxima geração de EVs da Mercedes poderá integrar baterias inovadoras de ‘estado sólido’ (solid state), que prometem níveis de autonomia substancialmente alargados e poderão estabelecer novos padrões no mercado.
Em 2022 a Mercedes fez parte do leque de fabricantes automóveis que investiram 200 milhões de dólares no fabricante de baterias Factorial Energy, que tem apostado no desenvolvimento de baterias com tecnologia de estado sólido.
Em comparação com as baterias de iões de lítio, segundo a Factorial, as baterias ‘solid state’ permitem aumentar a distância percorrida pelos veículos entre carregamentos, são mais seguras e permitem reduzir os custos, quando comparadas com a atual geração de baterias dos EV.
Nova plataforma... e nova bateria
O investimento da Mercedes na Factorial Energy – juntamente com marcas como a Stellantis e a Hyundai -, começa agora a dar os primeiros frutos.
No início do verão a Factorial começou a entregar à Mercedes as primeiras baterias criadas com base na plataforma FEST (Factorial Electrolyte System Technology), mas esta terça-feira a empresa anunciou a disponibilidade da nova bateria Solstice, uma versão ‘solid state’ de nova geração desenvolvida em parceria com o fabricante alemão.
Segundo um Comunicado da Factorial citado pelo electrek, pelo facto de usar electrólitos sólidos baseados em sulfuretos (em vez de eletrólitos líquidos, como nas baterias de Li-Ion), a nova bateria reduz de forma significativa os riscos de associados aos líquidos inflamáveis, ao mesmo tempo que mantém a estabilidade quando funciona a temperaturas mais elevadas, na ordem dos 90º.
Autonomia de quase mil Km
O design da nova bateria reduz a necessidade de usar sistemas de arrefecimento internos pesados, abrindo caminho para baterias mais leves, mais eficientes e mais pequenas, explica a Factorial Energy.
Aliando essas características à maior densidade energética das baterias de estado sólido (neste caso 450 Wh/kg), o fabricante aponta para uma redução do peso na ordem dos 40%, face às baterias Li-Ion, com a tecnologia a ocupar menos 33% de espaço.
Por fim, graças às características da nova Solstice, a Factorial Energy avança que a bateria permite um aumento em cerca de 80% da distância percorrida entre carregamentos, podendo a autonomia dos veículos chegar aos 965 Km com uma carga.
Para já a Mercedes não avança com datas para a estreia de modelos modelos equipados com as novas baterias da Factorial. No entanto, quando se refere à nova geração dos seus EVs, o fabricante alemão exibe com frequência a sua série CLA de veículos totalmente elétricos, para já em fase de concept car, mas que poderá ensaiar várias características a implementar em modelos futuros.