
Um ano após ter sido anunciada, eis que a funcionalidade Relatórios Conversacionais começou finalmente a chegar ao Waze. Graças a esta nova ferramenta, os condutores vão poder comunicar verbalmente qualquer tipo de incidente – como acidentes, trânsito ou estradas cortadas – sem tirar as mãos do volante.
O melhor de tudo é que não precisas de falar tipo robô. A ferramenta foi desenhada para que possas comunicar com uma linguagem natural, como falas com os teus amigos no dia a dia.
Tal é possível graças à ajuda do Gemini, o assistente de Inteligência Artificial da Google. Após isso, o Waze interpreta a frase e classifica automaticamente o incidente, adicionando-o ao mapa em tempo real.
As críticas à nova funcionalidade do Waze
Apesar da promessa de conveniência, a verdade é que muitos utilizadores não se mostram muito felizes com esta novidade. Conforme é possível constatar no subreddit oficial do Waze encheu-se rapidamente de queixas. Muitos utilizadores referem pop-ups insistentes a pedir que atives a funcionalidade.
Além disso, há relatos de interrupções na reprodução de música ou podcasts e falhas frequentes no reconhecimento de voz. Há ainda quem aponte que os relatórios não são registados corretamente ou exigem reiniciar a aplicação para funcionar.
Estas falhas seriam consideradas normais se se tratassem de uma funcionalidade que tivesse sido lançada do dia para a noite. Contudo, não é o caso. O Waze anunciou-a publicamente há um ano, em outubro de 2024.
Se no papel é uma ferramenta muito importante e que visa aumentar a segurança ao reduzir distrações ao volante, se estes bugs não forem rapidamente corrigidos poderá ser mais uma fonte frustração do que de ajuda.
Até ao momento, o Waze não se pronunciou oficialmente sobre as críticas nem confirmou quando as falhas serão resolvidas.