Tudo indica que é já em setembro que a Apple vai lançar o iPhone 17. A expectativa é que sejam lançadas quatro versões: iPhone 17, iPhone 17 Air (modelo novo que substitui o Plus), iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max. Ora, o 17 Pro pode trazer mudanças históricas na câmara, dá conta o site MacRumors.
Um anúncio publicitário que terá sido alvo de uma fuga de informação aponta para que a lente teleobjetiva seja renovada e que o zoom ótico de até oito vezes, uma mudança assinalável face ao zoom de 5x atualmente presente no iPhone 16 Pro Max.
Outra possível inovação é o lançamento de uma nova aplicação dedicada a criadores de conteúdos profissionais. Esta app permitiria aceder a ferramentas de fotografia e vídeo mais avançadas, numa tentativa clara de competir com soluções de terceiros como o Halide ou o Filmic Pro. Ainda não se sabe se esta aplicação será exclusiva do iPhone 17 Pro ou se chegará também a modelos anteriores.
O que esperar do novo iPhone 17 Pro?
Adicionalmente, há rumores de uma grande atualização na Final Cut Camera, a app oficial da Apple para gravação de vídeo, o que indica que a empresa poderá apostar num ecossistema mais robusto.
A Apple poderá também introduzir um segundo botão dedicado à câmara, desta vez na parte superior do equipamento. Esta decisão é surpreendente, especialmente tendo em conta os rumores que apontam para um futuro iPhone sem botões físicos.
O botão atual tem dividido opiniões, mas a inclusão de um novo elemento físico indica que a marca está a testar diferentes abordagens para oferecer uma experiência de captura mais intuitiva.
Mas há mais uma possível novidade. O iPhone 17 Pro poderá chegar com um novo acabamento semelhante ao cobre e com o logótipo da Apple reposicionado para o centro da traseira, uma alteração estética para a gama Pro.