Nova função de IA do Windows é um pesadelo para a tua privacidade

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

No início desta semana, a Microsoft realizou o seu grande evento focado na Inteligência Artificial (IA). Uma das funcionalidades que ela revelou para o Windows foi o Recall, algo que te ajudará a encontrar coisas que fizeste anteriormente.

Para isso, o Recall irá fazer capturas de ecrã constantes de modo a armazenar informações sobre as tuas atividades. É precisamente aqui que estão as preocupações de muitos especialistas em segurança, arriscando a classificar esta função como um programa de vigilância constante.

Afinal como funciona o Recall no Windows?

Para melhor compreender as preocupações levantadas nos últimos dias, importa perceber como funciona o Recall. Esta funcionalidade irá "fotografar" o ecrã dos utilizadores num intervalo de poucos segundos e armazenar essa informação num arquivo.

Caso queiras recuperar algo que fizeste há algum tempo, mas não te recordas onde está o ficheiro ou que página em causa, basta usar a caixa de pesquisa do Recall. Com uma pequena descrição daquilo que procuras, a IA irá recuperar o que desejas.

Para isso, ela irá percorrer o arquivo de ficheiros armazenados e devolver aquilo que coincide com os teus parâmetros de pesquisa. Algo que te poupará algumas dores de cabeça para encontrar uma página web, vídeo ou publicação nas redes sociais que tanto queres rever.

Do you want a photographic memory? The next best thing is Recall. Check out this new experience only available on Copilot+ PCs. Here is a demo from my colleague Carolina. pic.twitter.com/goylSXxslH

— Yusuf Mehdi (@yusuf_i_mehdi) 20 de maio de 2024

A premissa do Recall é bastante interessante, mas é óbvio que levanta várias preocupações de segurança e privacidade. Afinal de contas, esta opção irá gravar constantemente o que fizeres no teu PC Windows.

Vários especialistas em segurança e preocupados com esta matéria já deixaram claras as suas preocupações com o Recall. O perigo de que informações sensíveis possam cair nas mãos de terceiros é fundamentada, constituindo assim um grande risco para a privacidade dos utilizadores.

Microsoft refere que todos os dados estão seguros

Aquando da apresentação do Recall, a Microsoft esforçou-se para apaziguar este tipo de sentimento. A empresa referiu que "o Recall não as partilha [as imagens] com outros utilizadores, não as disponibiliza para visualização pela Microsoft nem as utiliza para direcionar anúncios".

Ela afirma ainda que todos os dados estão encriptados e serão armazenados localmente no BitLocker. Nem mesmo a Microsoft terá acesso a estas informações, pelo menos de acordo com aquilo que a empresa disse na apresentação.

Ainda assim, se um hacker aceder ao teu PC Windows, todas as informações armazenadas pelo Recall ficarão expostas. Isto para não falar se partilhares o teu computador e a tua conta com outros utilizadores.

Apesar destas declarações, é compreensível que o Recall tenha levantado preocupações de privacidade junto dos utilizadores. E tu, também achas que esta função é um grande risco para a privacidade dos utilizadores?

Para concluir, quero apenas sublinhar que o Recal está, para já, apenas disponível em computadores com o Copilot+ e processador Snapdragon X. Ainda assim, a Microsoft está a trabalhar com a Intel e AMD para o desenvolvimento de processadores que suportem esta funcionalidade.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.