Naquilo que podemos considerar um problema de primeiro mundo, no ramo da tecnologia queixamo-nos muitas vezes no quão complicados são os nomes de produtos de algumas marcas. Isso acaba por nos poder confundir a nós, mas, mais grave, aos consumidores.
Um consumidor não perceber a diferença entre um produto e outro porque o nome não é conclusivo está longe de ser vantajoso para as marcas. E se poderíamos criticar algumas por complicar, neste artigo elogiamos a Nothing por estar a tentar simplificar.
Nothing acaba com os números no nome dos seus produtos de áudio
A marca estreou-se nos produtos de áudio em 2021 com os Nothing Ear (1), tendo lançado posteriormente os Nothing Ear (stick) e os Nothing Ear (2). Com o lançamento de dois novos auriculares, poderia esperar-se que se chamassem Ear (3) e Ear (3a).
Mas a marca decidiu 'dar uma de Apple' e simplificar para Nothing Ear e Nothing Ear (a), sendo o primeiro o produto topo de gama e o segundo o mais acessível. Desta forma, quando renovar a linha, dar-lhes-á provavelmente o mesmo nome de produto e deixará de vender os modelos antigos.
Esta é uma estratégia que a Apple usa nos seus AirPods, em que temos o modelo base (já na terceira geração) e a versão Pro (na sua segunda geração). Pelo aspeto e pelo nome Pro, facilmente associamos a qual é o produto de topo. E a Nothing tem o mesmo objetivo com esta mudança.
Em comunicado, a Nothing explica a adoção desta estratégia: “A empresa retirou os números dos produtos no segmento de áudio para centralizar o foco no produto e na experiência do utilizador. O Ear foi feito para audiófilos que querem a melhor qualidade de som, enquanto o Nothing Ear (a) é para quem procura o melhor companheiro de áudio diário”.
A estratégia parece cingir-se aos produtos de áudio, sendo que devemos continuar a ter números nos smartphones. Mas é algo que só saberemos lá para o verão, com a chega de um novo smartphone da marca.