Os MacBook Pro representam o pináculo daquilo que a Apple é capaz de nos oferecer num portátil. Mas se a atual geração ainda não cumpre com as tuas exigências, fica a saber que a próxima geração deverá ser apresentada ainda este ano.
Quem o diz é o especialista em ecrãs Ross Young, através do X. Segundo as suas previsões, os novos MacBook Pro devem ser anunciados no quarto trimestre de 2024, ou seja, entre outubro e dezembro.
Este calendário assenta na previsão de que os ecrãs para os MacBook Pro de 14 e 16 polegadas começarão a ser enviados no terceiro trimestre do ano. Isto significa que o seu lançamento deverá acontecer poucos meses depois.
Novos MacBook Pro chegarão com o novo processador M4
A principal novidade que os novos MacBook Pro terão será a presença do novo processador M4. O primeiro modelo com este chip foi o iPad Pro, apresentado em maio, que deve ser acompanhado por uma atualização da linha Mac.
Tal como Mark Gurman já previu, os primeiros a receber o novo processador serão os MacBook Pro e o Mac Mini. Ambos devem ser anunciados ainda este ano, o que se alinha com as previsões de Ross Young.
Ao que tudo indica, o MacBook Pro deverá ter versões com processadores M4, M4 Pro e M4 Max, ao passo que o de 16 polegadas contará com o M4 Pro e M4 Max. Já o Mac Mini será lançado com o M4 e M4 Pro.
Os primeiros testes de benchmark feitos ao M4 mostram uma melhoria de 25% em multi-core face ao M3. Isto deve-se sobretudo ao novo processo de fabrico do processador, neste caso, com a litografia de 3 nm.
Ainda que nada tenha sido anunciado sobre os M4 Pro e M4 Max, espera-se um salto semelhante face aos seus respetivos antecessores. Também o seu consumo energético deverá baixar, o que impactará positivamente a sua autonomia.
Por enquanto, não sabemos muito mais sobre o futuro da linha MacBook Pro. Ainda assim, nos próximos meses esperamos receber mais detalhes sobre estes novos portáteis.