Nova descoberta: há mais água na Lua do que esperado

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A NASA não consegue esconder o seu entusiasmo e está repleta de razões para isso. Uma nova descoberta mostrou que os depósitos de gelo de água na Lua “são mais extensos do que se pensava anteriormente”. Esta descoberta pode ser vital para futuras missões lunares.

A new study from the Lunar Reconnaissance Orbiter team has found that water ice deposits in Moon dust & rock (regolith) are more extensive than previously thought. This kind of research is helping us prepare to return to the lunar surface with #Artemis. https://t.co/yrx7EJ7e3b pic.twitter.com/JhNZOAyVys

— NASA Moon (@NASAMoon) 8 de outubro de 2024

A informação chegou através da própria NASA que avançou que o responsável por esta descoberta foi o Lunar Reconnaissance Orbiter. De acordo com os responsáveis desta autoridade, “estes depósitos gelados podem conter recursos vitais para futuras explorações, incluindo água para proteção contra radiação, ar, energia e até combustível para foguetes”.

Em explorações lunares anteriores, tinha sido já descoberto gelo em crateras localizadas no polo sul da Lua ou próximo a este, nas designadas “regiões permanentemente sombreadas” (PSR).

No entanto, nas missões mais recentes, foram descobertos indícios de gelo dentro das regiões PSR afastadas do polo sul da Lua. Por essa razão, a NASA vai regressar à superfície lunar, com a sua missão Artemis, para alunar nestas regiões e tentar explorar mais.

São várias as teorias avançadas para a presença de água na superfície lunar. Algumas fontes avançam que cometas e meteoros que atingiram a Lua podem ter transportado consigo o precioso líquido.

Outras fontes acreditam que pode simplesmente ser vapor de água que naturalmente se libertou do subsolo lunar. Há ainda cientistas que falam em reações químicas entre o oxigénio no solo lunar e o vento solar terão levado ao surgimento desta água na Lua.

Saliente-se ainda que a confirmar-se a presença de uma fonte significativa de água na Lua, é possível recuperar o sonho antigo para construir uma cidade “lá em cima”. Afinal, este bem precioso e crucial pode, afinal, estar assegurado.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt