Nothing Phone (3): CEO revela quando será lançado o smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os fãs da Nothing certamente já notaram que nos aproximamos do primeiro aniversário do lançamento do Phone (2). Nesse sentido, deveríamos estar prestes a conhecer o Nothing Phone (3), algo que não acontecerá este ano, tal como revela Carl Pei.

O CEO e fundador da Nothing usou o X para abordar esse tema. Numa publicação com grande foco nos seus esforços no âmbito da Inteligência Artificial (IA), ele acaba por confirmar que o seu próximo topo de gama só será lançado no próximo ano.

There's been a lot of hype around AI. Some great, some confusing. It’s great to see new companies rethinking the user experience and form factors. However, there is no doubt that smartphones will remain the main consumer AI form factor for the foreseeable future. With over 4… pic.twitter.com/ERJc7xhwBa

— Carl Pei (@getpeid) 5 de junho de 2024

Nothing Phone (3) chega em 2025 e a culpa é da Inteligência Artificial

A culpada pelo atraso no lançamento do Nothing Phone (3) é a IA. Ao contrário daquilo que a maioria das suas rivais têm feito, a jovem empresa britânica não tem pressa em colocar esta tecnologia nos seus smartphones.

Tal como Carl Pei explica no vídeo acima, a sua empresa quer "redefinir a interface do utilizador para permitir uma experiência de utilizador altamente personalizada e dinâmica, à medida que a IA é integrada no nível do sistema em smartphones."

Por outras palavras, a Nothing não quer que a IA nos seus smartphones fique limitada a alguns truques engraçados aqui e acolá. Ele pretende construir um novo nível de interação entre o utilizador e a IA para que a última possa realmente facilitar a vida dos utilizadores.

Carl Pei imagina um mundo sem aplicações nos smartphones

A visão que a Nothing tem para o futuro dos smartphones dispensa o uso de aplicações. No entanto, Pei está consciente que isso não se enraizará nos costumes dos utilizadores de um dia para o outro e que isso levará tempo até que seja aceite.

Neste futuro, Pei imagina um sistema operativo com um amplo conhecimento das necessidades dos utilizadores. Com base nesse conhecimento, ele será capaz de usar os serviços necessários para corresponder às necessidades dos utilizadores.

No vídeo podes ver um exemplo daquilo que a Nothing está a desenvolver no campo da IA. Ao invés do tradicional launcher no ecrã inicial, vemos uma interface dominada por "cartões" que correspondem às diversas necessidades dos utilizadores naquela ocasião.

Carl Pei revela que a sua empresa só começou a trabalhar na sua IA há dois meses. Por isso, essas funcionalidades ainda estão numa fase precoce do seu desenvolvimento e ainda há muito para melhorar.

Essas funcionalidades de IA deverão ser disponibilizadas aos utilizadores de forma gradual, a começar com o Nothing Phone (3) em 2025. Com efeito, teremos de aguardar um pouco mais para ficarmos a conhecer a abordagem da Nothing nesta matéria.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.