Nothing CMF Phone 1 desmontado revela que reparação pode ser difícil. Vê aqui o vídeo

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Depois do seu lançamento, o CMF Phone 1 recebeu bastantes elogios pelo seu inovador design modular. Mas parece que este mesmo design modular pode ser bastante desafiante e difícil em caso de necessidade de reparação.

Tal como a PBKreviews mostra num vídeo, publicado na plataforma YouTube, a desmontagem tem de ser feita em vários passos e com a utilização de ferramentas específicas para ultrapassar os vários obstáculos.

Ao contrário do que acontece com outros smartphones disponíveis no mercado, o CMF Phone 1 tem o painel traseiro fixo por quatro parafusos e por um botão que a marca designa por Acessory Point.

Removendo todas estas peças, para ser retirado o painel traseiro ainda tem de ser ajudado por mais uma patilha para finalmente ser libertado. Uma vez aberto, percebemos que a bateria está resguardada por uma película protetora que (felizmente) sai de forma fácil e rápida.

Um ponto importante a destacar. A remoção desta película protetora é motivo para anulação da garantia do novo smartphone. Portanto, cuidado com as experiências em casa.

Mas os desafios não acabam por aqui. De seguida, é necessário remover mais 12 parafusos, sendo que cada um destes conta com um adesivo de proteção para salvaguarda da garantia. No mesmo sentido, estes adesivos não devem ser removidos por utilizadores não habituados a reparações em casa.

Feito este passo, são revelados as tampas dos sensores da câmara e as antenas. O próximo componente a ser tratado é a motherboard que, por sua vez, abriga as câmaras frontal e traseira, o processador, memória RAM, sensores e ainda o armazenamento interno.

Pontuação elevada na reparação DIY

Mesmo que os utilizadores façam todos estes passos, ainda vão ter de batalhar mais para remover a bateria. Tudo porque há mais um parafuso escondido por debaixo do botão Acessory Point.

Após a remoção deste parafuso escondido, finalmente, os utilizadores vão conseguir libertar a bateria através de umas abas.

No entanto, e apesar de todos estes passos não aconselhados a principiantes, a pontuação de reparação DIY do design modular do Nothing CMF Phone 1 é de 6,5 pontos em 10.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt