NOS, Vodafone e MEO: qual é a operadora com mais reclamações e quais são as queixas?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Anacom acaba de apresentar os dados de reclamações referentes ao terceiro trimestre de 2024 e já sabemos quem lidera o top3. A NOS é a operadora que regista mais reclamações e a MEO é a que tem menos. A demora ou não resolução de problemas é a principal queixa dos portugueses. Agora vamos a números.

Reclamações diminuíram no 3º trimestre de 2024

Imagem de uma pessoa a reclamar
A Anacom acaba de partilhar os dados de raclamções às operadoras referente ao terceiro trimestre de 2024 Crédito@Imagem gerada por IA Microsoft Designer

No terceiro trimestre deste ano, a NOS lidera a tabela com 5,3 mil reclamações, o que se traduz em 37% do sector ou 1,8 reclamações por mil clientes. Ainda que lidere uma tabela pouco desejável, esta operadora registou uma queda de 8% nas queixas, face ao mesmo período do ano passado.

Em segundo lugar está a Vodafone com um total de 4,8 reclamações. Por outras palavras com 1,3 queixas por mil clientes ou 33% do total deste parâmetro. Também a operadora multinacional registou uma diminuição de 10% nas reclamações, quando comparado com o período homólogo do ano passado.

Com “apenas” 4 mil reclamações, a MEO ocupa o terceiro lugar – 0,8 queixas por mil clientes ou 28% do total de reclamações registadas. A operadora da Altice foi a que teve uma diminuição maior no volume de reclamações com menos 16% face ao mesmo período de 2023.

Quais são as reclamações dos portugueses?

De acordo com o relatório da Anacom, a “demora ou não resolução de reclamações foi o motivo mais reclamado pelos utilizadores de serviços de comunicações eletrónicas”. Este motivo foi registado em 2,3 mil reclamações durante o terceiro trimestre deste ano, ou seja, em 16% do total de queixas apresentadas.

Destaque ainda para este motivo de reclamação ter registado um aumento de quatro pontos percentuais neste terceiro trimestre de 2024.

A Autoridade Nacional de Comunicações destaca ainda mais dois motivos de queixas: “os aumentos relativos à faturação de valores após o cancelamento do serviço e a faturação de valores relativos a condições contratuais não concretizadas”.

Por último, a “demora ou reparação deficiente de falhas nos serviços continua a ser o motivo com a maior diminuição (-9 p.p.), face a igual período do ano anterior”.

Já votaste nos Prémios 4gnews 2024? O teu voto é essencial para eleger o melhor da tecnologia e ao participares habilitas-te a ganhar uma cadeira noblechairs HERO no valor de 469,90€! As votações são até 5 dezembro, não deixes passar esta oportunidade e vota agora!

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt