
A batalha pela melhor rede móvel no subsolo está ao rubro. A NOS, que se destaca atualmente como a operadora com menos reclamações em Portugal segundo a ANACOM, acaba de anunciar um reforço significativo da sua cobertura 5G nos metropolitanos de Lisboa e Porto.
Esta comunicação surge num momento em que a concorrência aperta, com a nova operadora DIGI a acelerar também a sua implementação de rede no metro, tendo já cobertura em várias estações de Lisboa e integral no metro do Porto. Embora no caso da NOS estejamos a falar de melhorias face ao que já existe.
Cobertura integral com 5G da NOS na linha Amarela e Vermelha até final do ano
No Metro de Lisboa, a NOS já tinha marcado posição na Linha Vermelha, mas agora a aposta é na Linha Amarela. A operadora garante que, até ao final de dezembro, esta linha terá cobertura 5G integral. As primeiras estações a beneficiarem desta velocidade serão Rato, Marquês de Pombal, Picoas, Saldanha e Campo Pequeno. O plano de expansão continua em 2026, com a promessa de cobrir totalmente as Linhas Azul e Verde.
Metro do Porto fica totalmente coberto com 5G da NOS até final de dezembro
A norte, a ambição é ainda maior. A NOS compromete-se a ter a rede do Metro do Porto totalmente coberta com tecnologia 5G até ao final deste ano.
Judite Reis, Diretora de Engenharia de Redes da NOS, sublinha a complexidade técnica de instalar esta tecnologia em ambientes subterrâneos, e destaca a colaboração com as equipas dos metropolitanos para realizar os trabalhos nas janelas horárias de manutenção.
Com uma cobertura 5G que já abrange mais de 99% da população portuguesa, a NOS quer agora garantir que a experiência de utilização não se perde quando descemos às galerias do metro.
Promoção do dia
