NOS promove demonstração do 5G aplicado à vigilância nas praias

Bruno Coelho
Comentar

A NOS fez a sua segunda demonstração da tecnologia 5G aplicada a casos reais. A iniciativa decorreu na praia de Matosinhos, onde foi simulado o “salvamento” de um surfista.

Com recurso a um ‘drone’ comandado à distância e capaz de capturar vídeo em 360º, foi ativada a assistência necessária que “salvou” o surfista indisposto. A demonstração foi realizada em parceria com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA).

5g nos matosinhos simulacro drone

O processo de “salvamento” foi acompanhado na sala de comando simulada do CEiiA. Tudo foi seguido ao pormenor com óculos de realidade virtual, e com recurso às imagens em 360º captadas pelo drone.

5g nos matosinhos simulacro

O 5G permitiu assim ativar o Sistema de Salvamento Balnear da Câmara Municipal de Matosinhos. Além disso, a tecnologia foi também utilizada para “vigiar” toda a zona costeira.

NOS quer usar o 5G para antecipar situações de perigo e emergência

A ideia da NOS é que se possam aproveitar as capacidades do 5G no futuro para “antecipar, prevenir e atuar” em situações de perigo ou emergência.

O administrador da NOS Manuel Ramalho Eanes garantiu que a empresa vai estar na “frente” na evolução do 5G em Portugal. O objetivo é “fazer mais pelas cidades e pelas pessoas”, já que o 5G permite tornar as cidades “mais inteligentes, seguras e sustentáveis”.

Esta é a segunda demonstração feita pela empresa explorando as potencialidades do 5G. A primeira foi promovida em maio, e foi aplicada a veículos autónomos destinados a socorro e emergência.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.