NOS lança primeiro smartphone 5G em Portugal: Huawei Mate 20 X 5G

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A NOS lança este sábado (3 de agosto) o primeiro smartphone com tecnologia 5G em Portugal. O modelo escolhido é o Huawei Mate 20 X 5G, que vai estar disponível nas lojas da operadora por um preço de 1089 euros.

Embora a rede 5G ainda não esteja disponível no nosso país, a NOS reitera em comunicado a sua aposta na “inovação e pioneirismo”, já que é a primeira operadora a lançar um smartphone preparado para a quinta geração móvel no nosso país.

“O Huawei Mate 20 X 5G é o primeiro terminal comercial preparado para a quinta geração de comunicações móveis no nosso país e chega aos portugueses, através da NOS, no próximo sábado”, pode ler-se no comunicado da NOS.

Mate 20 X 5G tem um ecrã OLED e o processador Kirin 980

No campo das especificações, o Mate 20 X 5G não desilude. Estamos a falar de um dispositivo que conta com o processador Kirin 980, o que faz dele um verdadeiro topo de gama. O ecrã de 7,2 polegadas é OLED, e a acompanhar estão 8GB de RAM e 256GB de armazenamento.

A qualidade da sua câmara tripla é reconhecida. Terás à disposição o sensor principal de 40MP, mais um sensor de 8MP (telefoto) e outro de 20MP (grande angular). Pode dizer-se que esta é uma versão melhorada do Mate 20, lançado em novembro de 2018.

Os utilizadores que queiram um smartphone preparado para o 5G têm aqui a sua primeira oportunidade de o adquirir em Portugal. O nosso país ainda não tem rede 5G, mas “a Comissão Europeia tem como objetivo ter uma cidade em cada estado membro coberta com 5G até 2020”, segundo a ANACOM. Resta-nos aguardar.

Editores 4gnews recomendam:

  • O que é o 5G? Para que serve? Esta é a melhor explicação possível
  • OnePlus 7 Pro 5G bate velocidades de download da Samsung, LG e OPPO
  • Huawei testa redes 5G no Brasil com sucesso
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.