A NOS anunciou um reforço na Inteligência Artificial (IA). Em comunicado, a operadora revelou ter adquirido 20% de participação na DareData Engineering. Esta é uma das principais empresas em ascensão em Portugal na área da IA.
A empresa portuguesa aposta em soluções de IA, Machine Learning e IA Generativa. A NOS acredita que “esta parceria permitirá o crescimento de ambas as empresas nesta área de inovação e disrupção tecnológica, de grande protagonismo futuro”.
A DareData surgiu em 2019 e é atualmente liderada por Nuno Brás, Ivo Bernardo e Rui Figueiredo. Dispõe de mais de 40 clientes em mais de 100 projetos nacionais e internacionais concluídos. Destacam-se setores como Telecomunicações, Indústria, Farmacêutica, Retalho ou Banca. De realçar que em 2023 obteve um crescimento de 82% do seu volume de negócios.
“Já havia um caminho construído entre a NOS e a DareData, durante o qual pudemos observar a qualidade da sua equipa de gestão e a valiosíssima pool de talento qualificado. Acreditamos que esta operação irá abrir novas perspetivas para o desenvolvimento de um conjunto de novas soluções de IA para um mercado global”, afirma Miguel Almeida, CEO da NOS.
NOS quer criar nova vaga de produtos de IA
Para a NOS, este passo representa uma aposta estratégica de futuro para a criação de uma nova vaga de produtos de Inteligência Artificial. Nestes incluem-se produtos conversacionais utilizando tecnologia de inteligência artificial generativa, com múltiplas aplicações em diversos setores de atividade e países.
Ivo Bernardo, Partner da DareData, afirma que “A entrada da NOS no capital da nossa empresa acaba por ser um passo natural na nossa relação, alicercada nos valores e visão que temos sobre o impacto da tecnologia nas organizações, pessoas e na sociedade. Sabemos que esse caminho se faz com soluções de IA escaláveis, seguras e de alto valor acrescentado”.