NOS, MEO ou Vodafone? Esta é a operadora com a 5G mais rápido em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A NOS foi a operadora a estrear o 5G em Portugal, adiantando-se à data à MEO e à Vodafone por alguns dias. E segundo os mais recentes dados, é também a NOS que se continua a distinguir na velocidade da rede móvel mais avançada.

Segundo os mais recentes da Ookla, líder global em informação sobre conetividade, o 5G da NOS destacou-se pelo quinto semestre consecutivo como o mais rápido de Portugal. Conseguiu um speed score de 289,56 e superou o segundo classificado em 22%.

5G da NOS com velocidade média de downlod de 343,98 Mbps

Para conquistar este desígnio, a NOS registou uma velocidade média de download de 343,98 Mbps. Esta é 27% mais rápida que o segundo classificado. Teve também uma velocidade de upload de 26,39 Mbps, 10% mais veloz que o operador mais próximo na classificação.

De realçar ainda que em Lisboa, a velocidade de download 5G da NOS atingiu os 481,67 Mbps. Acabou também por superar a velocidade do segundo classificado - 451,10 Mbps. E ficou muito acima dos valores do terceiro – 285,64 Mbps.

“Desde o primeiro dia do 5G em Portugal que a NOS está apostada em liderar e entregar ao País todo o potencial que esta geração de comunicações móveis encerra. É, por isso, com muito orgulho que vemos a nossa rede 5G ser distinguida consistentemente por entidades independentes como a mais rápida do País desde a sua disponibilização aos portugueses”, afirmou Jorge Graça, CTO da NOS.

É também referido que esta mais recente edição do estudo compara o desempenho das redes 5G dos três operadores móveis no mercado nacional. Ademais, é baseada nos dados recolhidos em mais de 254 802 testes realizados em Portugal nos primeiros seis meses deste ano.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.