A NOS acaba de anunciar que se antecipou a toda a concorrência (MEO, Vodafone e DIGI) e é a primeira operadora em Portugal a disponibilizar chamadas de Voz sobre a sua rede 5G+. A nova tecnologia, que a NOS batizou comercialmente de "Voz 5G+" é tecnicamente conhecida como VoNR - Voice Over New Radio.
Esta novidade é um avanço importante e promete uma melhoria significativa na qualidade e na funcionalidade das tuas chamadas de voz do dia a dia. Trocando por miúdos, isto significa que as tuas chamadas de voz deixam de ter de recorrer às redes 4G ou 3G e passam a ser feitas diretamente sobre a infraestrutura mais moderna e rápida da rede 5G+.
As vantagens das chamadas de voz 5G+
- Qualidade de voz superior: as chamadas passam a ter um áudio muito mais cristalino, nítido e com menos ruído de fundo, graças à tecnologia HD Voice+ Full Band;
- Ligação quase instantânea: a latência mais baixa da rede 5G+ (inferior a 10 milissegundos) faz com que o tempo para estabelecer a chamada seja praticamente imediato;
- Voz e dados em simultâneo: esta é uma das grandes vantagens. Podes estar numa chamada de voz e, ao mesmo tempo, continuar a navegar na internet a grande velocidade, a ver um vídeo em streaming ou até a jogar online com os teus amigos. Isto sem que a tua ligação de dados seja afetada ou reduzida;
- Menor consumo de bateria: como a rede 5G+ é mais eficiente em termos energéticos, as tuas chamadas terão um menor impacto na autonomia do teu telemóvel.
Smartphones em que está disponível primeiro
Para já, esta novidade está disponível para os clientes da NOS que tenham tarifários ilimitados e um dos seguintes smartphones compatíveis com esta tecnologia:
- Apple: iPhone 15 e modelos mais recentes;
- Xiaomi: Xiaomi 15 e Xiaomi 14T Pro.
A NOS assegura que esta possibilidade será estendida a outros modelos e outras marcas de smartphones ao longo dos próximos meses, à medida que mais equipamentos se tornem compatíveis. A tecnologia VoNR é também a base para o futuro das comunicações móveis.
Está preparada de raiz para a futura integração de funcionalidades de realidade aumentada, realidade virtual e aplicações de Internet das Coisas (IoT) que necessitem de uma ligação de voz de maior qualidade e com uma latência muito baixa para funcionarem.