A NOS voltou a afirmar-se no investimento em inovação em Portugal. A operadora de telecomunicações foi a empresa que mais investiu em Investigação e Desenvolvimento no nosso país durante o ano de 2023. Ao todo, investiu um montante total que atingiu os 96,6 milhões de euros.
O valor traduz-se num crescimento significativo de quase 22% em relação ao investimento realizado no ano anterior. Os dados são do ranking oficial que acaba de ser publicado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.
310 milhões de euros de investimento em I&D entre 2020 e 2023
Desde 2018, a empresa tem figurado consistentemente no pódio das entidades nacionais que mais apostam nesta área. E liderou mesmo este ranking por três vezes. O investimento acumulado pela NOS em pesquisa e desenvolvimento entre 2020 e 2023 ultrapassa já os 310 milhões de euros. Para suportar esta forte aposta, a operadora conta com uma equipa de 330 profissionais dedicados às áreas de inovação. É um número que também cresceu, com mais 52 colaboradores face a 2022.
Mas onde é que a NOS está a aplicar este investimento considerável? Uma parte significativa do montante de 2023 foi canalizada para áreas de inovação consideradas disruptivas. Existe um foco especial no desenvolvimento e aplicação de tecnologias 5G e de Inteligência Artificial Generativa.
As áreas de aplicação prática destas tecnologias estão em áreas como a mobilidade, sustentabilidade, otimização de processos industriais, saúde e entretenimento. A NOS afirma ainda que a sua estratégia de inovação assenta num ecossistema aberto. É feito através de parcerias com universidades, centros de investigação, laboratórios colaborativos, startups e incubadoras.
Ademais, pelo segundo ano consecutivo, a NOS Inovação foi também a entidade nacional que mais pedidos de patentes submeteu em 2024. Registou um total de 22 pedidos, segundo dados do Patent Index 2024 do Instituto Europeu de Patentes, divulgados em março deste ano.
Este desempenho da NOS insere-se num contexto em que o investimento em I&D por parte do setor empresarial em Portugal cresceu 10% em 2023. Atingiu os 2,84 mil milhões de euros, o que representou 1,06% do Produto Interno Bruto nacional.
João Ferreira, Diretor da NOS Inovação, destaca que "A Inovação faz parte do ADN na NOS".