NOS conquista patente para sistema inovador nos EUA

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Saber o comportamento dos utilizadores é cada vez mais importante para as empresas. E isso aplica-se também à experiência de mudança de canais. Nesse âmbito, a NOS acaba de conquistar uma patente nos Estados Unidos da América.

Esta patente é relativa a um inovador sistema que usa os padrões de zapping dos utilizadores para melhorar a forma como estes mudam de canal nas suas boxes. A solução foi desenvolvida pela equipa da NOS Inovação.

João Ferreira, Diretor da NOS Inovação
João Ferreira, Diretor da NOS Inovação

Tecnologia da NOS pretende ajudar-te a encontrar o próximo canal mais rapidamente

A tecnologia analisa os padrões de zapping do utilizador para determinar a probabilidade deste mudar para outros canais. O objetivo passa por, com este conhecimento, ao fim de um determinado período, fazer uma pré-sintonização daquele que, com base no seu padrão habitual, é o “próximo canal” mais provável.

Para o utilizador, isto vai permitir aumentar a rapidez e melhorar a experiência do zapping. A operadora refere, em comunicado, que os utilizadores podem esperar a máxima privacidade. Isto porque a informação é anónima e confidencial.

Box NOS
Box NOS

Ciência de dados e Inteligência Artificial na vanguarda a tecnologia da NOS

“Este é um exemplo da forma como a ciência de dados, bem como a inteligência artificial, pode ajudar a melhorar a performance dos produtos atuais e futuros. Na NOS, estas ferramentas não fazem parte do futuro, mas sim do nosso presente”, começou por sublinhar João Ferreira, Diretor da NOS Inovação.

O executivo adiantou ainda: “Estamos a trabalhar em novas formas de as usarmos para melhorar e ou criar novos produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades dos nossos clientes. Dentro dessa estratégia, queremos desenvolver um ecossistema inteligente NOS que seja a referência, não só no mercado nacional, mas também a nível internacional.”

Como é normal numa patente, do registo ao produto em si poderá levar muito tempo. Mas mostra que a NOS estará comprometida em desenvolver esta tecnologia, e trazê-la para o mercado em Portugal e noutros países.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.