NOS compra Claranet por mais de 100 milhões de euros. Podem vir aí novidades para os utilizadores?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Esta manhã, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) recebeu uma informação relevante. A operadora NOS comprou a empresa Claranet Portugal pela módica quantia de 152 milhões de euros.

Ainda que o negócio esteja dependente da aprovação da Autoridade da Concorrência, podem vir aí novidades nos serviços NOS.

Claranet é líder em serviços tecnológicos relevantes para a NOS

imagem alusiva à compra da Claranet pela NOS
A Claranet traz know-how nas áreas de Cloud e Inteligência Artificial à NOS Imagem gerada por IA Microsoft Designer

O negócio agora comunicado à CMVM baseia-se na compra de 100% do capital da Claranet Portugal pela NOS. Esta aquisição pode revelar-se crucial já que a Claranet é líder, no nosso país, em serviços tecnológicos e pode dar um impulso à NOS em várias áreas de negócio.

Mais concretamente, vai permitir à NOS expandir as suas ofertas no que diz respeito à cibersegurança e data, Inteligência Artificial, Workplace, Cloud, entre outras áreas.

A Claranet Portugal marca presença no mercado português desde 2005 e tem vindo a afirmar-se como empresa líder em serviços tecnológicos. Para efeitos de contexto, em 2024 as receitas totais desta empresa ascenderam a 205 milhões de euros.

Em comunicado enviado à redações, Miguel Almeida, CEO da NOS, explica que “ao agregar as competências, a experiência e os ativos da Claranet, reforçamos a ambição de fornecer soluções inovadoras, que respondam às necessidades de empresas, instituições e organizações portuguesas, e impulsionem a transformação tecnológica da economia e da sociedade digital”.

Para já, a aquisição está ainda dependente da aprovação da Autoridade da Concorrência. Mas no mesmo comunicado, a NOS avança que a Claranet Portugal vai continuar a operar de forma autónoma, “preservando a sua identidade, equipas e base sólida de clientes”. Esta empresa, atualmente, conta com 900 colaboradores.

Recentemente, a Anacom divulgou novos dados referentes aos preços das telecomunicações em Portugal e, tal como o 4gnews noticiou, as notícias não foram tão animadoras quanto esperado.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt