A NOS anunciou esta terça-feira que terminou com a possibilidade de os seus clientes ativarem ou subscreverem serviços de Wap Billing. A medida já entrou em atividade, tendo o objetivo de proteger os clientes, e aumentar a transparência dos serviços.
Segundo o site da ANACOM, o Wap Billing “é um mecanismo que permite aos consumidores adquirir conteúdos a partir de páginas WAP (Wireless Application Protocol), que são cobrados diretamente na fatura de serviço de acesso à Internet ou descontados no saldo (no caso dos pré-pagos)”.
O problema deste tipo de serviço é que muitas vezes acaba por resultar em cobranças indevidas aos clientes. Isto porque estes subscrevem um serviço de jogos, astrologia ou para adultos, sem confirmar ‘as letras pequenas’.
A medida surgiu depois de vários episódios de fraude por parte de “entidades terceiras que lesaram clientes” da NOS. A empresa admite que reagiu “sempre na desativação das subscrições fraudulentas e na devolução dos valores cobrados indevidamente aos seus clientes”.
NOS é a primeira operadora em Portugal avançar com a medida
A NOS é assim a primeira operadora em Portugal a dar este passo, que se aplica a novas adesões. Ou seja, os clientes que já tinham serviços de Wap Billing subscritos, vão continuar a tê-los disponíveis.
A empresa liderada por Miguel Almeida toma assim uma decião que promete ser seguida pelas concorrentes. Segundo avança o Jornal de Negócios, a MEO já admitiu seguir a NOS nesta prática.
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