A mais recente solução 5G que a NOS está a desenvolver e a testar procura transformar como as pessoas cegas ou com baixa acuidade visual experienciam o futebol através da televisão. Será através da plataforma “Futebol para Todos”.
Esta foi desenvolvida em parceria com o Centro de Investigação em Informática e Comunicações (CIIC) do Politécnico de Leiria. O objetivo passa por aumentar a inclusão da experiência de assistir a jogos, utilizando tecnologia de espacialização do som para traduzir as ações do jogo.
Deteta cada uma das ações que decorrem ao longo de um jogo de futebol
A plataforma “Futebol para Todos” consegue detetar cada uma das ações que decorrem ao longo de um jogo de futebol. Falamos de passes, interseções, golos ou tentativas de golo. Depois, de forma automática e imediata, atribui-lhes um som específico e espacializado para uma mais fácil identificação por parte do espetador com limitações visuais.
O som é também usado para diferenciar que equipa tem a posse da bola. Com a baixa latência do 5G, as informações podem ser transmitidas em tempo real. Além disso, esta solução recorre à espacialização do som, para dar uma ideia da distância da bola com relação à baliza, dentro do campo.
A tecnologia também permite aos sistemas de áudio criarem uma sensação de tridimensionalidade e localização sonora no ambiente auditivo do ouvinte. O espetador pode ficar com a perceção de que cada elemento surge de diferentes direções e distâncias, para além do ecrã de televisão.
“O Futebol para Todos" visa proporcionar uma experiência mais autónoma a todos os amantes de futebol, independentemente das suas limitações visuais. É uma resposta a um feedback que tivemos de pessoas cegas que queriam ter alguma forma mais independente de assistir a este desporto e poderem fazer a sua própria análise, sem terem de depender da subjetividade do relato de um comentador desportivo”, afirmou João Ferreira, Diretor da NOS Inovação.
Esta aplicação avança agora para a fase de testes, em formato de app e Android TV. Aí vai ser aperfeiçoada e adaptada às necessidades dos utilizadores.