Noruega abandonará o Windows Phone, Android será o novo rumo!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Mais de 100 municípios da Noruega, que até ao momento dependiam de smartphones com Windows Phone, estão agora à procura de uma solução viável para fazerem a transição definitiva para Android.

Serão milhares de smartphones com Windows Phone destinados à reciclagem, uma vez que a Microsoft já não consegue proporcionar novos dispositivos, em grandes quantidades, e com as características desejadas pelo administração pública deste país nórdico.

Vê também: Isso é um Windows Phone? Não, é um “browserphone”

Depois de vender todo o seu segmento móvel no ano passado (telemóveis e smartphones), a Microsoft delegou totalmente a tarefa de construção de novos smartphones com Windows Phone para as outras construtoras e, escusado será dizer que poucas foram as fabricantes que apostaram neste sistema operativo.

Vários municípios da Noruega utilizavam smartphones com Windows Phone por razões de segurança. Destacando-se o ministro da saúde norueguês que estava dependente do Windows Phone e de toda a plataforma móvel da Microsoft para gerir o serviço nacional de saúde, uma vez que o serviço utilizado para tal apenas se encontrava disponível para Windows Phone.

Android é a alternativa ao Windows Phone

Contudo, à medida que os dispositivos móveis (smartphones) em utilização começam a apresentar sinais de desgaste é praticamente impossível encontrar unidades suficientes para todos os funcionários públicos que precisam de um substituto para o smartphone avariado, danificado ou simplesmente obsoleto.

O governo norueguês procura novas alternativas de baixo custo e, uma vez que o HP Elite X3.

"Está cada vez mais difícil encontrar smartphones com Windows Phone. A Microsoft vendeu o seu departamento móvel e há pouca disponibilidade de outros dispositivos no mercado com este OS"- declarações de Snorre Johansen da Tieto, a empresa que gere a base de dados eletrónica do sistema de saúde norueguês.

"Estamos a dialogar com a Microsoft. Eles estão a tentar acalmar o mercado, garantindo que 3 ou 4 fabricantes estão interessadas em produzir smartphones com Windows Phone", adianta ainda Snorre Johansen.

Após a tentativa de reconciliação com a Microsoft, revelando-se esta incapaz de produzir novos smartphones, as autoridades norueguesas estão à procura de uma alternativa ao Windows Phone, sendo a adopção do Android uma certeza.

Esta transição será gradual, uma vez que todo o software de gestão de dados terá que se adaptar a um novo sistema operativo. Sendo inevitável o abandono do WP pelo Android, uma vez que aqui é possível saciar a procura por smartphones de baixo custo que cumpram as exigências do sector público deste país.

Talvez queiras ver:

Samsung revela as causas dos incidentes com o Galaxy Note 7

2017 – As Expectativas e o que vai mudar na 4gnews

Samsung não apresentará o Samsung Galaxy S8 na MWC17

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.