Nokia Lumia 640 Windows Phone
Nokia Lumia 640 com Windows Phone

Mais de 100 municípios da Noruega, que até ao momento dependiam de smartphones com Windows Phone, estão agora à procura de uma solução viável para fazerem a transição definitiva para Android.

Serão milhares de smartphones com Windows Phone destinados à reciclagem, uma vez que a Microsoft já não consegue proporcionar novos dispositivos, em grandes quantidades, e com as características desejadas pelo administração pública deste país nórdico.

Vê também: Isso é um Windows Phone? Não, é um “browserphone”

   

Depois de vender todo o seu segmento móvel no ano passado (telemóveis e smartphones), a Microsoft delegou totalmente a tarefa de construção de novos smartphones com Windows Phone para as outras construtoras e, escusado será dizer que poucas foram as fabricantes que apostaram neste sistema operativo.

Vários municípios da Noruega utilizavam smartphones com Windows Phone por razões de segurança. Destacando-se o ministro da saúde norueguês que estava dependente do Windows Phone e de toda a plataforma móvel da Microsoft para gerir o serviço nacional de saúde, uma vez que o serviço utilizado para tal apenas se encontrava disponível para Windows Phone.

Android é a alternativa ao Windows Phone

Contudo, à medida que os dispositivos móveis (smartphones) em utilização começam a apresentar sinais de desgaste é praticamente impossível encontrar unidades suficientes para todos os funcionários públicos que precisam de um substituto para o smartphone avariado, danificado ou simplesmente obsoleto.

Windows Phone Android
crédito: depositphotos

O governo norueguês procura novas alternativas de baixo custo e, uma vez que o Lumia 640 já não está disponível em grandes quantidades, (para além de já não ser propriamente novo), as únicas soluções com este sistema operativo são escassas e manifestamente caras, veja-se o HP Elite X3.

“Está cada vez mais difícil encontrar smartphones com Windows Phone. A Microsoft vendeu o seu departamento móvel e há pouca disponibilidade de outros dispositivos no mercado com este OS”- declarações de Snorre Johansen da Tieto, a empresa que gere a base de dados eletrónica do sistema de saúde norueguês.

“Estamos a dialogar com a Microsoft. Eles estão a tentar acalmar o mercado, garantindo que 3 ou 4 fabricantes estão interessadas em produzir smartphones com Windows Phone”, adianta ainda Snorre Johansen.

Após a tentativa de reconciliação com a Microsoft, revelando-se esta incapaz de produzir novos smartphones, as autoridades norueguesas estão à procura de uma alternativa ao Windows Phone, sendo a adopção do Android uma certeza.

Esta transição será gradual, uma vez que todo o software de gestão de dados terá que se adaptar a um novo sistema operativo. Sendo inevitável o abandono do WP pelo Android, uma vez que aqui é possível saciar a procura por smartphones de baixo custo que cumpram as exigências do sector público deste país.

Talvez queiras ver:

Samsung revela as causas dos incidentes com o Galaxy Note 7

2017 – As Expectativas e o que vai mudar na 4gnews

Samsung não apresentará o Samsung Galaxy S8 na MWC17