Nokia X6 / Nokia 6.1 chega no dia 19 de julho aos mercados internacionais

Rui Bacelar
Nokia 5.1 Nokia X5 Android Oreo HMD Google
Este é o atual X6, um exclusivo do mercado chinês.

O smartphone Nokia X6 foi apresentado nos primeiros dias de maio, sendo até ao momento um exclusivo do mercado chinês. Mais ainda, o dispositivo Android ficaria conhecido por ser o primeiro terminal da HMD Global com a "notch" típica do iPhone X da Apple. Agora, ficamos a saber que chegará aos mercados internacionais com o novo nome - Nokia 6.1.

Esta será a nomenclatura utilizada pela fabricante finlandesa fora do mercado chinês, atualmente o maior mercado mundial de smartphones. Resta apenas saber se, tal como os demais terminais, também o Nokia X6 / Nokia 6.1 utilizará o programa Android One da Google.

Vê ainda: Rocket League festeja 3.º aniversário com mais um evento especial!

Depois de alguma especulação, já aqui demos a conhecer os planos da fabricante para este novo dispositivo móvel. Mais ainda, após o próprio gestor de produto da empresa ter sondado os seus seguidores na rede social Twitter, todas as provas estavam à vista.

Agora, segundo a imprensa internacional, a HMD Global terá finalmente confirmado que a data de disponibilização deste terminal. Fazendo fé às informações avançadas, será a partir do dia 19 de julho que o Nokia X6 / Nokia 6.1 chegará aos mercados internacionais.

Nokia X6 chegará à Europa como Nokia 6.1

Chegará em primeiro lugar a Hong Kong e eventualmente deverá chegar ao nosso continente. Todavia, para já não sabemos exatamente quando é que este smartphone Android estará disponível na Europa ou em Portugal.

Mais ainda, não existem informações relativamente à versão Plus do Nokia X6 / Nokia 6.1, esta última com especificações reforçadas. Trata-se de um terminal de gama média com preço competitivo.

Nokia 5.1 Nokia X5 Android Oreo HMD Google Nokia X6 Nokia 6.1
Este é o dispositivo móvel que chegará também ao nosso mercado.

Pois bem, o que acarretará esta mudança de nome do Nokia X6 para Nokia 6.1? Virtualmente nada...Continuamos a ter aqui um dispositivo móvel com 5.84 polegadas de ecrã e a "notch" no topo.

Android One deverá ser a plataforma utilizada pela Nokia

Ecrã este com uma resolução Full-HD+ de 2280 x 1080 pixéis e o formato 19:9. Alto, estreito e seguindo assim as atuais tendências de mercado. Aliás, todo este dispositivo foi concebido para aproveitar as mais recentes modas e hábitos de consumo.

Já no seu interior temos um processador Snapdragon 636 da Qualcomm, um SoC de gama média com 8 núcleos de processamento. Conta ainda com uma frequência máxima de processamento a 1.8Ghz, para além da gráfica Adreno 509.

Lenovo Z5 Nokia X6 Android Oreo 8.1
A lista das principais especificações técnicas do terminal Android.

No interior deste terminal temos 32GB de memória interna com 4GB de memória RAM. Isto na sua versão base, consoante a configuração disponível na China. Temos também um modelo de topo com 64GB de armazenamento interno e 6GB de memória RAM.

Software - Android Oreo através do programa Android One

O utilizador poderá ainda lançar mão do suporte para cartões microSD para expandir a memória interna. Mais ainda, o seu sistema operativo, Android Oreo 8.1 deverá ser fornecido através do programa Android One.

Teremos também uma câmara traseira de 16MP e de 5MP com alinhamento vertical. Temos ainda uma câmara de 16MP para todas as tuas selfies. Tudo isto sem esquecer a sua bateria de 3060mAh para alimentar este dispositivo móvel.

Numa nota final, tal como aqui demos a conhecer, a fabricante Android poderá lançar também uma nova série. Com efeito, o Nokia X5 ou 5.1 poderá ser lançado nos mercados internacionais juntamente com o modelo aqui exposto.

No dia 19 de julho teremos todas as confirmações.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi A2 deverá chegar ainda este mês às lojas

Google vai cair no mesmo erro com o Android Go e Android One

Xiaomi POCOPHONE poderá ser o próximo smartphone da marca

Fonte | via 1, via 2

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).