Nokia X6 vs Lenovo Z5. Duelo de gama média com Android Oreo

Rui Bacelar

São dois smartphones com a plataforma Android Oreo da Google, voltados para o segmento de gama média. De um lado temos o Lenovo Z5 e do outro o Nokia 6X da HMD Global. Qual deles será o melhor investimento para um consumidor...curioso?

Sim, porque dificilmente os encontrarás à venda nas habituais cadeias de venda a retalho em Portugal. Isto é, terás que recorrer às variadas lojas online (cadeias de venda online para adquirir um deles).

Vê ainda: Mi Smart Sneakers 2 por 27€

Ambos os terminais utilizam o sistema na anedota do ano.

Design - Lenovo Z5 e Nokia X6

Aqui o Nokia X6 é o claro vencedor apesar de este ser um quesito marcadamente subjectivo. Isto é, apesar de o considerar extremamente elegante, poderás discordar a 100% da minha opinião. Afinal de contas, também este Nokia X6 partilha as linhas do 5ª maior fabricante na Europa.

Não que o Lenovo Z5 seja um smartphone feio mas não pode ser considerado original. Utilizando a mesma abordagem com notch, tal como o Nokia X6, todo o seu look é inspirado nos demais terminais do mercado.

Vidro e metal em ambos os smartphones Android

Herdando linhas do P20 Pro, o que é que há de original no seu aspecto? Seja como for, desta amálgama de inspirações nasceu um terminal contemporâneo com todos os traços procurados atualmente.

Caso prefiras este acabamento com um gradiente entre o rosa e o azul ou púrpura então o novo Lenovo Z5 pode ser a solução ideal. De igual forma, com uma traseira em preto ou azul brilhante, o terminal dá sem dúvida nas vistas, não passando despercebido.

Algo que merece ser frisado é o facto de ambos os terminais Android contarem com um alto aproveitamento do ecrã. Com efeito, ambos possuem um ecrã 18:9 com um aspecto alto e estreito, fácil de utilizar com uma só mão.

Ecrã no Nokia X6 e Lenovo Z5

Aqui é o Lenovo Z5 quem vence (se gostares de um ecrã grande). Com efeito, este consegue superar em tamanho o ecrã do Nokia X6. Todavia, ambos os smartphones com a plataforma Android Oreo da Google utilização um display com resolução Full-HD+. Ambos com o supra-citado formato 18:9.

Em suma, a escolha recairá sobre o tamanho de ecrã que preferires. Em ambos os casos, seja com o terminal da fabricante chinesa ou da fabricante finlandesa, terás um ecrã alto e estreito.

Hardware no Nokia X6 e Lenovo Z5

Neste departamento torna-se difícil encontrar diferenças significativas entre ambos os terminais. Note-se que tanto o Lenovo Z5 como o Nokia X6 possuem o processador Qualcomm.

Trata-se de um processador eficiente, com uma frequência máxima de processamento a 1.8GHz com um total de 6GB de memória RAM. Apresentam também um total de 128GB de armazenamento interno.

Aqui apenas o Nokia X6 conta com uma versão base de 4GB de memória RAM. Ainda assim, acreditamos que este seja o smartphone com a melhor performance devido à UI (interface) utilizada.

Note-se que a ZUK UI ou ZUI 3.9, apesar de ser baseada no Android Oreo da Google, é notoriamente mais pesada do que a interface da Nokia. Por norma, esta utiliza o sistema Android na sua versão stock.

Software - Android Oreo da Google

Dependendo to tipo de consumidor, a preferência pode recair na interface da Lenovo, a ZUI ou na interface da Nokia. Esta última estando muito próxima do conceito de Android puro ou stock.

Câmara nos Lenovo Z5 e Nokia X6

A nível de câmaras podemos apenas comparar o hardware utilizado por cada uma destas fabricantes Android. De momento não temos qualquer um dos smartphones em mãos para poder aferir o seu potencial fotográfico.

Ainda assim, no Lenovo Z5 temos uma câmara principal de 16MP com um sensor auxiliar de 8MP de resolução. Para já não sabemos a abertura focal destas câmaras. Já na parte frontal temos uma câmara de 8MP de resolução.

Já no novo Nokia X6 temos também uma configuração dupla na sua traseira com 16MP no sensor principal e 5MP no sensor secundário. As aberturas são de f/2.0 e f/2.2 na sua parte traseira, contando também com o modo Bothie que conjuga ambas as câmaras.

Já na parte frontal, este terminal com a plataforma Android Oreo da Google apresenta-nos uma câmara de 16MP. Conta com uma abertura focal de f/2.o para todas as tuas selfies e auto-retratos.

Bateria nestes smartphones com o Android Oreo da Google

O novo Lenovo Z5 tem a bateria com maior capacidade de ambos. Aqui com 3300mAh de capacidade, conta também com o maior ecrã para alimentar. Ainda assim, esperamos que este tenha a melhor autonomia de bateria dos dois.

Já por outro lado, o novo Nokia X6 apresenta-nos uma bateria com 3060mAh de capacidade. Posto isto, pelo menos no papel, o Lenovo Z5 pode revelar-se o vencedor.

Por último, o preço de ambos é extremamente competitivo, para a China isto é. Note-se que aqui o Lenovo Z5 custará o equivalente a 202 dólares com 6GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno.

Já por outro lado, o Nokia X6 custa o equivalente a 204 dólares na China. Todavia, aqui com 4GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno. Já a sua versão de topo custa o equivalente a 266 dólares.

Outros assuntos relevantes:

5 (ZUK Z5), depois de tanta antecipação, a perfeita desilusão…

?

d da HMD Global

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.