Nokia X6 apresentado oficialmente, o iPhone X com Android da HMD Global

Rui Bacelar
Este é o novo iPhone X da HMD Global, uma aposta arrojada para o mercado chinês.

Após Top 5 das maiores fabricantes.

Vê ainda: OnePlus 6. Tudo o que já sabemos antes da sua apresentação

Com efeito, na China são as fabricantes "da casa" quem mais ordena. Já por outro lado o peso e nostalgia da marca Nokia foi um fator suficientemente poderoso para motivar a criação deste Nokia X6.

Ainda assim, a procura e desejo pelo iPhone X é uma constante, sendo o preço o único entrave. Perante este cenário, a HMD Global decidiu criar uma oferta para a existente procura. O resultado? Até então conhecido como Nokia X, é agora oficial com o nome Nokia X6.

Chegou o novo Nokia X6 com Android Oreo 8.1

Feito o preâmbulo introdutório e contextual, no novo Nokia X6 temos um smartphone com a plataforma Android Oreo 8.1. Esta é a mais bloqueados na China. Ainda assim, teremos uma versão quase pura do Android Oreo 8.1 neste novo "irmão" do iPhone X.

Construído em metal e vidro, já incorpora o sistema Android Oreo 8.1 da Google.

Os seus materiais de construção são o metal (estrutura) com o vidro a revestir o seu painel frontal e traseiro. Temos aqui proteção conferida pelo vidro Gorilla Glass 3 da Corning para resistência aos riscos e quedas.

Vidro e metal no novo Nokia X6 com a notch do iPhone X

Temos aqui uma câmara dupla na sua traseira com alinhamento vertical, com o flash LED logo abaixo. Aqui, para todos os efeitos teremos um aspecto similar ao OnePlus 6. Temos também o seu leitor de impressões digitais / sensor biométrico no painel traseiro.

Em suma, todo o seu aspecto é extremamente cuidado, elegante e contemporâneo com cantos arredondados. As suas margens ou bezels / molduras são muito reduzidas, apesar de o seu "queixo", margem inferior não ser tão reduzida como no iPhone X.

Temos aqui uma notch, monocelha, recorte no topo do ecrã no novo smartphone com Android Oreo 8.1 da Google

A sua "notch", entalhe, recorte ou monocelha conta com dimensões reduzidas, albergando a sua câmara frontal, sensores e auscultador. As suas dimensões são similares às do Honor 10, entre outros.

É o primeiro "X" e conta com Inteligência Artificial (IA)

A nível de inteligência artificial (IA), o novo Nokia X6 trará novas funções na sua câmara para mediar o reconhecimento automático da cena / modo de fotografia. Já o seu ecrã, com tecnologia IPS LCD e uma resolução Full-HD+, portanto 1080 x 2280 pixéis.

Temos aqui um total de 5.8 polegadas de diagonal com o aspecto, formato ou padrão 19:9 para acomodar a supra-citada notch. É sem dúvida um dos seus melhores aspectos, sendo a principal "janela" de contacto com o Nokia X6.

Esta é a lista completa de características do novo topo de gama Android.

O Nokia X6 com Android Oreo 8.1 chega-nos com a plataforma móvel Qualcomm. Trata-se de um processador / plataforma móvel de gama média /alta com 8 núcleos de processamento (octa-core) com uma frequência de processamento máxima a 1.8GHz (64bits). Temos também a gráfica Adreno 509.

Hardware - Snapdragon 636 da Qualcomm no Nokia X6

O novo "irmão" do iPhone X está disponível em 4GB e 6GB de memória RAM. Já a nível de armazenamento interno temos 32GB e 64GB em cada uma das versões. Poderás ainda utilizar um cartão de memória microSD para expansão.

Já na traseira do novo Nokia X6 temos dois sensores (câmara dupla), o primeiro com uma resolução de 16MP, sensor RGB com abertura focal de f/2.0. Já o segundo sensor, auxiliar, captura imagens a preto e branco (P&B) com abertura focal de f/2.2.

"Bothie" neste "irmão" do iPhone X com Android Oreo 8.1

Câmara dupla neste novo "irmão" para o iPhone X, agora como Android Oreo 8.1

Temos ainda uma câmara frontal de 16MP com abertura focal de f/2.0 para todas as tuas selfies ou bothies em que utiliza ambas as câmaras (frontal e traseira). Terás também a porta áudio P2 (audio jack de 3.5mm).

O Nokia X6 tem conectividade dual-SIM híbrida. Isto é, podes utilizar uma destas slots para o cartão microSD caso não queiras colocar dois cartões nano SIM. Temos também a conectividade Bluetooth 5.0 que te permite emparelhar com mais do que um dispositivo ao mesmo tempo.

Preços do Nokia X6 começam nos 204$ ou 170€

Encontrarás também uma bateria de 3060mAh com tecnologia de carregamento rápido da Qualcomm, a Quick Charge 3.0. Conta também com uma porta USB do Tipo C na sua aresta inferior.

O "irmão" do iPhone X mede 147.2 x 70.98 x 7.99-8.59mm (altura x largura x espessura), pesando um total de 151 gramas.

Já a nível de preços, o Nokia X6 custa o equivalente a 204 dólares ou 170 euros para a versão com 32GB +4GB. Já a versão com 64GB+4GB custa o equivalente a 235 dólares ou 197 euros.

Já a versão de topo com 64GB de armazenamento interno e 6GB de memória RAM custa o equivalente a 267 dólares ou a 225 euros. De momento não temos qualquer informação sobre uma possível expansão para novos mercados além da China.

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Mi 7 estará em pré-venda desde o dia 27 de maio na China

Xiaomi Black Shark é o novo líder do Top 10 da AnTuTu em Abril

alaxy S9 e S9+ já podem ”brincar” com o ARCore da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.