Nokia X6 apresentado oficialmente, o iPhone X com Android da HMD Global

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Após Top 5 das maiores fabricantes.

Vê ainda: OnePlus 6. Tudo o que já sabemos antes da sua apresentação

Com efeito, na China são as fabricantes "da casa" quem mais ordena. Já por outro lado o peso e nostalgia da marca Nokia foi um fator suficientemente poderoso para motivar a criação deste Nokia X6.

Ainda assim, a procura e desejo pelo iPhone X é uma constante, sendo o preço o único entrave. Perante este cenário, a HMD Global decidiu criar uma oferta para a existente procura. O resultado? Até então conhecido como Nokia X, é agora oficial com o nome Nokia X6.

Chegou o novo Nokia X6 com Android Oreo 8.1

Feito o preâmbulo introdutório e contextual, no novo Nokia X6 temos um smartphone com a plataforma Android Oreo 8.1. Esta é a mais bloqueados na China. Ainda assim, teremos uma versão quase pura do Android Oreo 8.1 neste novo "irmão" do iPhone X.

Os seus materiais de construção são o metal (estrutura) com o vidro a revestir o seu painel frontal e traseiro. Temos aqui proteção conferida pelo vidro Gorilla Glass 3 da Corning para resistência aos riscos e quedas.

Vidro e metal no novo Nokia X6 com a notch do iPhone X

Temos aqui uma câmara dupla na sua traseira com alinhamento vertical, com o flash LED logo abaixo. Aqui, para todos os efeitos teremos um aspecto similar ao OnePlus 6. Temos também o seu leitor de impressões digitais / sensor biométrico no painel traseiro.

Em suma, todo o seu aspecto é extremamente cuidado, elegante e contemporâneo com cantos arredondados. As suas margens ou bezels / molduras são muito reduzidas, apesar de o seu "queixo", margem inferior não ser tão reduzida como no iPhone X.

A sua "notch", entalhe, recorte ou monocelha conta com dimensões reduzidas, albergando a sua câmara frontal, sensores e auscultador. As suas dimensões são similares às do Honor 10, entre outros.

É o primeiro "X" e conta com Inteligência Artificial (IA)

A nível de inteligência artificial (IA), o novo Nokia X6 trará novas funções na sua câmara para mediar o reconhecimento automático da cena / modo de fotografia. Já o seu ecrã, com tecnologia IPS LCD e uma resolução Full-HD+, portanto 1080 x 2280 pixéis.

Temos aqui um total de 5.8 polegadas de diagonal com o aspecto, formato ou padrão 19:9 para acomodar a supra-citada notch. É sem dúvida um dos seus melhores aspectos, sendo a principal "janela" de contacto com o Nokia X6.

O Nokia X6 com Android Oreo 8.1 chega-nos com a plataforma móvel Qualcomm. Trata-se de um processador / plataforma móvel de gama média /alta com 8 núcleos de processamento (octa-core) com uma frequência de processamento máxima a 1.8GHz (64bits). Temos também a gráfica Adreno 509.

Hardware - Snapdragon 636 da Qualcomm no Nokia X6

O novo "irmão" do iPhone X está disponível em 4GB e 6GB de memória RAM. Já a nível de armazenamento interno temos 32GB e 64GB em cada uma das versões. Poderás ainda utilizar um cartão de memória microSD para expansão.

Já na traseira do novo Nokia X6 temos dois sensores (câmara dupla), o primeiro com uma resolução de 16MP, sensor RGB com abertura focal de f/2.0. Já o segundo sensor, auxiliar, captura imagens a preto e branco (P&B) com abertura focal de f/2.2.

"Bothie" neste "irmão" do iPhone X com Android Oreo 8.1

Temos ainda uma câmara frontal de 16MP com abertura focal de f/2.0 para todas as tuas selfies ou bothies em que utiliza ambas as câmaras (frontal e traseira). Terás também a porta áudio P2 (audio jack de 3.5mm).

O Nokia X6 tem conectividade dual-SIM híbrida. Isto é, podes utilizar uma destas slots para o cartão microSD caso não queiras colocar dois cartões nano SIM. Temos também a conectividade Bluetooth 5.0 que te permite emparelhar com mais do que um dispositivo ao mesmo tempo.

Preços do Nokia X6 começam nos 204$ ou 170€

Encontrarás também uma bateria de 3060mAh com tecnologia de carregamento rápido da Qualcomm, a Quick Charge 3.0. Conta também com uma porta USB do Tipo C na sua aresta inferior.

O "irmão" do iPhone X mede 147.2 x 70.98 x 7.99-8.59mm (altura x largura x espessura), pesando um total de 151 gramas.

Já a nível de preços, o Nokia X6 custa o equivalente a 204 dólares ou 170 euros para a versão com 32GB +4GB. Já a versão com 64GB+4GB custa o equivalente a 235 dólares ou 197 euros.

Já a versão de topo com 64GB de armazenamento interno e 6GB de memória RAM custa o equivalente a 267 dólares ou a 225 euros. De momento não temos qualquer informação sobre uma possível expansão para novos mercados além da China.

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Mi 7 estará em pré-venda desde o dia 27 de maio na China

Xiaomi Black Shark é o novo líder do Top 10 da AnTuTu em Abril

alaxy S9 e S9+ já podem ”brincar” com o ARCore da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.