Nokia X - Este é o próximo smartphone Android da Nokia, chega dia 16

Rui Bacelar
OnePlus 6 Apple iPhone X Nokia X Android
Podemos aqui contemplar o seu painel frontal, com notch e o seu painel traseiro ©vtechgraphy

Este é o próximo smartphone Android da HMD Global, a nova casa dos smartphones Nokia a chegar ao mercado. Chama-se Nokia X e, tal como o iPhone X da Apple trará uma "notch" no topo do ecrã. Será apresentado no mesmo dia do OnePlus 6, a 16 de maio.

Depois de o termos visto aqui em várias imagens durante a sua revelação no mercado chinês. Aí, alguns meios de comunicação puderam conhecer o smartphone Android antes de o mesmo ser apresentado oficialmente.

Vê ainda: Huawei P20 Pro não deve ser utilizado sem película de proteção do ecrã

Esperávamos que o terminal de gama média fosse revelado oficialmente no dia 27 de abril, contudo, foi apenas dado a conhecer. Isto é, foi apresentado a alguns media com o evento de apresentação oficial a ficar reservado para o dia 16 de maio, a data de apresentação de outro colosso, o OnePlus 6.

Com efeito, será nesse mesmo dia que o OnePlus 6 usufruirá de uma apresentação em Londres, capital do Reino Unidos. Posteriormente, no dia 17 de maio o OnePlus 6 será revelado na Índia e na China. Aí encontrará no Nokia X um novo rival apesar de aqui o OnePlus 6 se enquadrar no segmento premium.

Nokia X e OnePlus 6 serão apresentados a 16 de maio

Entretanto a empresa finlandesa já enviou mais concites à imprensa para o evento de apresentação no dia 16 de maio. Segundo consta, o primeiro evento de contacto serviu para recolher as opiniões e feedback dos experts na área da tecnologia. Note-se ainda que este será o primeiro smartphone Android da Nokia a adotar uma notch, recorte, entalhe ou monocelha no topo do ecrã. Algo similar ao iPhone X, ao Huawei P20, ao Xiaomi Mi 7, ao LG G7 ThinQ e ao OnePlus 6. Estes três últimos ainda não apresentados oficialmente.

OnePlus-6-Android-Oreo.jpgOnePlus-6-Android-leak-.jpgNokia-X-Android-Oreo-TechDroider-1.jpgNokia-X-Android-Oreo-TechDroider-2.jpgNokia-X-Android-Oreo-TechDroider-4.jpgNokia-X-Android-Oreo-TechDroider-5.jpgNokia-X-Android-Oreo-TechDroider.jpgNokia-X-Android-Oreo-Apple-iPhone-X.jpgNokia-X-Apple-iPhone-X-OnePlus-6-Android.jpg

Dois novos smartphones com o sistema operativo Android Oreo da Google

As imagens acima ilustram o aspecto do Nokia X e também do OnePlus 6. Ambos os terminais com a notch ou monocelha no topo do ecrã. Ambos apresentam o seu leitor de impressões digitais / sensor biométrico na traseira do smartphone.

Ambos apresentam também uma câmara dupla na sua traseira. Ambos com uma construção em metal e vidro, com particular destaque para as edições em vidro, as variantes mais premium.

Todavia, as especificações técnicas / características do Nokia X continuam a ser alvo de debate, não tendo sido reveladas na íntegra. Ainda assim, as fugas de informação, rumores e o primeiro contacto com o smartphone Android permite-nos aferir alguns dos seus componentes.

Software – Android Oreo 8.1 da Google no Nokia X e no OnePlus 6

No interior do Nokia X teremos, consoante a versão, dois processadores da MediaTeke Qualcomm, respectivamente na versão base e na versão de topo. Esta é a diferença mais notória entre a versão em metal e a versão com acabamento em vidro.

Com efeito, na versão mais económica, com 4GB de memória RAM teremos o SoC (system on chip) Helio P60. Trata-se de um “motor” octa-core com (4x 2.0GHzCortex-A73 e 4x 2.0GHz Cortex-A53) com a gráfica Mali-G72 MP3.

Hardware e características prováveis do Nokia X

Já na versão de topo com 6GB de memória RAM temos o processador Snapdragon 636, um SoC octa-core a 1.8GHz, núcleos Kryo 260 com a gráfica Adreno 509.

Estas versões serão acompanhadas por 64GB de armazenamento interno e por 128GB de armazenamento interno, respectivamente. Poderão também utilizar um cartão de memória microSD até 256GB.

Nokia X OnePlus 6 Android velocidade spot Android Oreo
A nova geração deste smartphone Android chega em maio de 2018, tal como o Nokia X

É ainda expectável a utilização de um ecrã de 5.8 polegadas de diagonal, com resolução Full-HD+. Ecrã este com o novo formato 19:9 para acomodar o entalhe ou a notch no topo do display. Aí teremos o auscultador, sensores e câmara frontal.

O OnePlus 6 já poucos segredos guarda...

Por sua vez o OnePlus 6 também, apesar de ainda não ter sido apresentado, poucos segredos guarda. Desde o seu processador Snapdragon 845 da Qualcomm. A presença de 6GB ou 8GB de memória RAM e 64GB/128GB e até mesmo 256GB de armazenamento interno.

Apresentará uma bateria de maior capacidade, provavelmente 3450mAh com carregamento rápido Dash Charge. Terá, também ele, uma câmara dupla na sua traseira, provavelmente com 16MP+20MP. Já na sua parte frontal contamos com uma câmara de 16MP para todas as tuas selfies.

O seu ecrã terá 6.28 polegadas de diagonal com resolução Full-HD+ (1080p) com o formato 19:9. Trará também uma notch no topo deste ecrã e algum grau de resistência à água (certificação IP53 ou IP68).

Ambos os smartphones serão apresentados no próximo dia 16 de maio.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Possível preço do OnePlus 6 desperta o pior receios nos fãs

Xiaomi Mi 7 terá uma ”cara” muito semelhante à do iPhone X da Apple

Huawei P20 Pro não deve ser utilizado sem película de proteção do ecrã

Fonte | via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).